A Tríade Religiosidade, Gênero e Direitos Humanos: diálogo com professoras membros da Congregação Cristã do Brasil (CCB)

Autores

  • Marcelo Máximo Purificação UNIFIMES
  • Elisângela Maura Catarino
  • Maria Luzia da Silva Santana
  • Filomena Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2018v15n2.39599

Resumo

As transformações decorrentes da luta pelo respeito à diversidade, incluindo as questões de gênero e a tolerância religiosa, instigou esse diálogo acerca da construção da identidade de professoras pentecostais da Congregação Cristã do Brasil (CCB), a partir da tríade religiosidade, gênero e direitos humanos. Esse artigo tem o objetivo de refletir sobre os significados das práticas educativas de professoras que são membros da Congregação Cristã do Brasil (CCB) educativas essas quando envolvem temas que perpassam a religiosidade. Essa pesquisa qualitativa, contou com 6 (seis) professoras partícipes da Congregação Cristã do Brasil que, escolhidas aleatoriamente, responderam aos questionamentos e, ao mesmo tempo, apresentaram o universo pentecostal mediante correio eletrônico. A análise dos resultados foi ancorada pelo aporte teórico acerca dos direitos humanos, interculturalidade, religiosidade e gênero que possibilitou uma leitura interpretativa dos significados expressos pelas participantes, que relataram a dificuldade em trabalhar a diversidade em sala de aula, principalmente quando estão em voga questões ligadas às religiões afro, sexualidade, drogas e outros temas transversais. Assim, é importante discutirmos essas questões para consolidação da inclusão e tolerância às diferenças, calcadas no respeito e na dignidade da pessoa humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Máximo Purificação, UNIFIMES

Marcelo Máximo Purificação - Pós-Doutor em Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra FPCE U.C, Portugal (2014-2016) e, em Estudos de Identidade e Gênero na Formação de Professores pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra ESEC, Portugal (2017-2018). Doutor em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUCGoiás /2014-Conceito 5 na CAPES) área de concentração Religião, Cultura e Sociedade, eixo temático Movimentos Sociais. Doutorando em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES) - Linha de Pesquisa Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação (Conceito 4 na CAPES). Mestre em Ciências Educacionais com Especialidade em Formação de Professores e Currículo pela UEP (2007); Mestre em Teologia com área de concentração em Educação Comunitária Infância e Juventude pelo IEPG-EST/UFRGS (2009 - Conceito 5 na CAPES).Especialista em Docência do Ensino Superior (UCM/2004); Gestão e Orientação Educacional (FTD/2007) e Matemática (ICSH/2014). Possui graduação multidisciplinar (Licenciatura e Bacharelado) - cursados no período (1993-2011), sendo Licenciatura em: Matemática (UEG) Pedagogia (ICSH/UFG) e Filosofia (FBB/UNIT) e Bacharelado em Teologia (FATEBOV). Professor Titular-C-I (Estatutário) na Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior FIMES, desde 2014, atuando nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação. Professor P-IV Padrão E (Estatutário) na Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte SEDUCE-Goiás, desde, 1999, atuando nas disciplinas de Matemática e Física no Ensino Médio. Tem experiência na área Educacional (Docência/Gestão), atuando no momento como docente e pesquisador, com produções técnicas e bibliográficas sobre os seguintes temas: Processos Educativos; Educação e Formação de Professores; Tecnologias Educacionais; Educação e Identidade de Gênero; Ensino Religioso, Juventude e vulnerabilidade social, Religiosidade e Cultura de Paz; Educação do Campo e Sociologia Rural. Está como Professor Associado da ANPED Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (no Brasil, 2012-) e na AFIRSE Associação Francofone de Pesquisa Científica em Educação (em Portugal, 2014 -). É editor adjunto da Revista Revista Educação, Psicologia e Interfaces vinculada ao PNEdu/CNPq/UFMS. Líder do Grupo Estudos, Pesquisas e Extensão Multidisciplinar (NEPEM, CNPq/UniFimes); Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicologia, Neurociências e Educação (GEP PNEdu, CNPq/UFMS); Pesquisador no Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias Sociais e Desenvolvimento no interior do Amazonas (GPETSDIAM, CNPq/IFAM); Pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Religião, Cultura e Saúde da Universidade do Estado da Bahia (GEPERCS, CNPq/UNEB) e também e no Grupo de Fitotecnia (NEPF, CNPq/UniFimes). Pesquisador Registrado no ORCID (Open Researcher and Contributor ID) https://orcid.org/0000-0002-4788-016X

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-01-20

Como Citar

MÁXIMO PURIFICAÇÃO, M.; MAURA CATARINO, E.; DA SILVA SANTANA, M. L.; TEIXEIRA, F. A Tríade Religiosidade, Gênero e Direitos Humanos: diálogo com professoras membros da Congregação Cristã do Brasil (CCB). Religare: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 670–686, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1982-6605.2018v15n2.39599. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/religare/article/view/39599. Acesso em: 29 mar. 2024.