A Tríade Religiosidade, Gênero e Direitos Humanos: diálogo com professoras membros da Congregação Cristã do Brasil (CCB)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2018v15n2.39599Resumo
As transformações decorrentes da luta pelo respeito à diversidade, incluindo as questões de gênero e a tolerância religiosa, instigou esse diálogo acerca da construção da identidade de professoras pentecostais da Congregação Cristã do Brasil (CCB), a partir da tríade religiosidade, gênero e direitos humanos. Esse artigo tem o objetivo de refletir sobre os significados das práticas educativas de professoras que são membros da Congregação Cristã do Brasil (CCB) educativas essas quando envolvem temas que perpassam a religiosidade. Essa pesquisa qualitativa, contou com 6 (seis) professoras partícipes da Congregação Cristã do Brasil que, escolhidas aleatoriamente, responderam aos questionamentos e, ao mesmo tempo, apresentaram o universo pentecostal mediante correio eletrônico. A análise dos resultados foi ancorada pelo aporte teórico acerca dos direitos humanos, interculturalidade, religiosidade e gênero que possibilitou uma leitura interpretativa dos significados expressos pelas participantes, que relataram a dificuldade em trabalhar a diversidade em sala de aula, principalmente quando estão em voga questões ligadas às religiões afro, sexualidade, drogas e outros temas transversais. Assim, é importante discutirmos essas questões para consolidação da inclusão e tolerância às diferenças, calcadas no respeito e na dignidade da pessoa humana.Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.