Jurema Sagrada em sala de aula: desafios e prática no Ensino Religioso

Autores

  • Wellida Karla Alves Vieira universidade federal da paraiba

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2018v15n1.39955

Resumo

O presente artigo surge a partir das reflexões feitas durante e após a conclusão de nossa dissertação no Programa de Pós graduação em Ciências das Religiões da UFPB, Brasil. Temos como objetivo apresentar a relevância da abordagem das temáticas afro-indígenas em sala de aula, dando ênfase ao culto da Jurema Sagrada, manifestação religiosa muito presente no Nordeste brasileiro, vinculada diretamente as matrizes indígenas, com representação significativa na Umbanda. Buscamos situar a temática a partir da lei 11.645 de 10 de março de 2008; da Declaração Sobre os Direitos das Pessoas Pertencentes a Minorias Nacionais ou Étnicas, Religiosas e Linguísticas, aprovada pela resolução 47/135 da Assembleia Geral da ONU de 18 de dezembro de 1992; e o Art. 33 da LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases Nacionais). Nos remeteremos ainda a outros referenciais como o PCENER do FONAPER, que articulam e norteiam a necessidade dessas inserções temáticas no cotidiano escolar. A partir do trabalho de campo feito tanto no espaço escolar quanto no espaço religioso, buscamos refletir sobre as metodologias para a efetivação dessas abordagens na sala de aula e propomos aqui uma ação didática como uma forma sugestiva de ação educativa efetiva aos docentes do Ensino Fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wellida Karla Alves Vieira, universidade federal da paraiba

graduada em pedagogia, especializanda em psicopedagogia pelo CINTEP-PB e Mestra e Doutoranda em Ciências das Religiões -UFPB, na linha de Educação e Religião e sistemas simbólicos

Downloads

Publicado

2019-01-19

Como Citar

KARLA ALVES VIEIRA, W. Jurema Sagrada em sala de aula: desafios e prática no Ensino Religioso. Religare, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 197–216, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1982-6605.2018v15n1.39955. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/religare/article/view/39955. Acesso em: 20 dez. 2024.