Ensino religioso e formação docente: uma reflexão sobre a influência social e cultural na prática pedagógica a partir da teoria de Levsemyonovich Vygotsky (1896)

Autores

  • Elaine Costa Honorato Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2018v15n1.40396

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre a influência social e cultural presente na prática pedagógica da disciplina Ensino Religioso. E enfatiza a importância de uma formação específica para o desenvolvimento deste componente curricular de ensino. O método desenvolvido para a realização desta pesquisa é bibliográfica e traz como principal fundamentação teórica o eixo central da teoria de Vygotsky: a natureza social e cultural internalizadas no sujeito. A pesquisa mostra ainda que a formação específica em Ciência da Religião é um caminho para manter o distanciamento dessas influências sociais e culturais mediante a diversidade religiosa presente em sala de aula.

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Biografia do Autor

Elaine Costa Honorato, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre

Sou Elaine Honorato. Trabalho no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre. Minha lista de pesquisa é Ensino Religioso. E atualmente faço Doutorado em Ciência da Religião da Universidade Federal do Acre.

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Publicado

2019-01-19

Como Citar

COSTA HONORATO, E. Ensino religioso e formação docente: uma reflexão sobre a influência social e cultural na prática pedagógica a partir da teoria de Levsemyonovich Vygotsky (1896). Religare: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 156–173, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1982-6605.2018v15n1.40396. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/religare/article/view/40396. Acesso em: 1 maio. 2024.