Desafios da família na atualidade: perspectivas sobre a educação e religião

Autores

  • Sandra Célia Coelho Universidade do Estado da Bahia
  • Ivonete Barreto de Amorim Universidade do Estado da Bahia/Professora Adjunta
  • Selma Daltro Barros de Castro Universidade do Estado da Bahia/ Professora Assistente

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2018v15n1.40601

Resumo

Este artigo tem como objetivo explicitar algumas questões acerca dos desafios da família na atualidade, destacando algumas perspectivas sobre a educação e a religião. Sabe-se que na contemporaneidade, convivemos com inúmeros desafios em diferentes campos do conhecimento, em face das modificações nos contextos político, econômico, social e cultural. Não obstante, a família tem passando por transformações, as quais reverberam nos seus arranjos, interações e crenças com os sujeitos que as compõem. Com base nessa compreensão, destacamos as contribuições teóricas de Ariès (1981), Giddens (2010), Sarti (1995), Freire (2006), dentre outros que dialogam com questões referentes a educação e a religião.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Célia Coelho, Universidade do Estado da Bahia

Doutora e Mestra Ciências da Religião (PUC-GO), Pós- Graduada em Sociologia (UFMG) e Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais(UNIVALE). Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação – Campus XII – Guanambi. Membro da Associação de Cientistas Sociais da Religião do Mercosul (ACSRM),Conselheira da Regional Centro-Oeste da Sociedade de Teólogos e Cientistas da Religião(SOTER). Pesquisadora do Centro de Estudos Interdepartamental em Culturas e Religiões – CEPICR. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Religião, Cultura e Saúde (GEPERCS).Contato: sandraccgs@hotmail.com

Ivonete Barreto de Amorim, Universidade do Estado da Bahia/Professora Adjunta

Pedagoga. Mestre em Educação e Contemporaneidade pela PPGEduc UNEB. Doutora em Família na Sociedade Contemporânea pela UCSAL. Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus XI). Líder do Grupo de Pesquisa EPODS. Professora permanente do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social

Selma Daltro Barros de Castro, Universidade do Estado da Bahia/ Professora Assistente

Pedagoga. Mestre e Doutora em Educação pela FACED UFBA. Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia(UNEB/Campus XI). Líder do Grupo de Pesquisa EPODS.

Downloads

Publicado

2019-01-19

Como Citar

CÉLIA COELHO, S.; BARRETO DE AMORIM, I.; DALTRO BARROS DE CASTRO, S. Desafios da família na atualidade: perspectivas sobre a educação e religião. Religare: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 26–47, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1982-6605.2018v15n1.40601. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/religare/article/view/40601. Acesso em: 27 abr. 2024.