Reflexões pedagógicas a partir da partilha de experiências entre um docente de Ensino Religioso e um pesquisador desta política educacional

Autores

  • Irineu Juarez Schütz Professor de Ensino Religioso do Colégio La Salle Santo Antônio - Porto Alegre/RS
  • Evaldo Luis Pauly Universidade La Salle http://orcid.org/0000-0002-7139-2027

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2018v15n1.42186

Resumo

O artigo realiza uma reflexão dialógica entre, de um lado, a experiência de um professor de Ensino Religioso e, de outro, a de um pesquisador sobre a política educacional. A redação conjunta do artigo visa à qualificação epistemológica do Ensino Religioso enquanto disciplina curricular do Ensino Fundamental e como área do conhecimento. O artigo se divide em duas partes. Na primeira, apresentam-se relatos do professor de ensino religioso que sustentam a reflexão político-pedagógica sobre a experiência letiva com esta disciplina. Na segunda parte, o artigo, tem o objetivo de discutir sobre a experiência de ser professor de Ensino Religioso, no contexto da simultânea desvalorização desta disciplina como área do conhecimento e como área de formação docente específica. A ausência de normas nacionais para a licenciatura em Ensino Religioso, inviabiliza a formação profissional do docente desta disciplina em nível superior com licenciatura e habilitação unificadas nacionalmente.

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Biografia do Autor

Irineu Juarez Schütz, Professor de Ensino Religioso do Colégio La Salle Santo Antônio - Porto Alegre/RS

Pós Graduação em Ensino Religioso e Especialização em Coordenação Pedagógica: Gestão e Supervisão Escolar. Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007); e Graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Conceição (2001). Atualmente professor de Ensino Religioso no Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Colégio La Salle Santo Antônio.

Evaldo Luis Pauly, Universidade La Salle

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Mestre (1993) e bacharel em teologia (1985) pela Escola Superior de Teologia (EST) de São Leopoldo/RS. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle. Lidera o Grupo de Pesquisa Temáticas Lassalistas que analisa as contribuições de São João Batista de La Salle à constituição da escola e da pedagogia modernas, à universalização da educação elementar e à formação de professores em nível superior.

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Publicado

2019-01-19

Como Citar

JUAREZ SCHÜTZ, I.; LUIS PAULY, E. Reflexões pedagógicas a partir da partilha de experiências entre um docente de Ensino Religioso e um pesquisador desta política educacional. Religare, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 127–155, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1982-6605.2018v15n1.42186. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/religare/article/view/42186. Acesso em: 20 dez. 2024.