O ensino religioso e as políticas públicas educacionais: enfoques na contemporaneidade

Autores

  • Mirinalda Alves Rodrigues dos Santos Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Francisco Alex Pereira Soares Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2018v15n1.42288

Resumo

Abordar o Ensino Religioso, como uma temática específica, a ser refletido e debatido nos dias atuais é emergente. Sobretudo quando direcionamos nosso olhar para as políticas educacionais que estão, cada vez mais, sendo pensadas e aplicadas na forma de imposição no que ensinar e aprender nas nossas escolas, principalmente, pública. Mas, que conhecimentos são destinados ao Ensino Religioso por essas políticas públicas educacionais? Visto que temos uma representatividade muito forte no Congresso Nacional por grupos religiosos cristãos, que na sua maioria se dizem serem evangélicos, que são esses determinados grupos que estão pensando e elaborando políticas educacionais e ditando o que ensinar e aprender aos nossos educandos. Diante deste fato, este artigo pretende abrir espaços de reflexão sobre o Ensino Religioso frente a essas políticas públicas, uma vez que estamos enfrentando momentos expressivos de intolerância e retorno do conservadorismo no âmbito da educação. Metodologicamente, esse estudo foi desenvolvido de forma bibliográfica e documental. Com essa pesquisa podemos afirmar que abordamos problemáticas relevantes e atuais que permitiu fazer levantamentos e apontamentos que contribuem para a reflexão crítica dos sentidos e dos significados que os projetos formulados por grupos hegemônicos visam firmar, acarretando em retrocesso nas políticas curriculares educacionais para o Ensino Religioso.

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Biografia do Autor

Mirinalda Alves Rodrigues dos Santos, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões pela Universidade Federal da Paraíba - PPGCR/UFPB, na linha de pesquisa Educação e Religião. Graduada no Curso de Licenciatura em Pedagogia para Magistério em Educação Infantil e Ensino Fundamental (Anos Iniciais do Ensino Fundamental, cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos) com Área de Aprofundamento em Educação de Jovens e Adultos do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba Campus I - João Pessoa. Atua como coordenadora do Projeto de Extensão: Formação Continuada de Professores de Ensino Religioso- UFPB/SEDEC. Trabalha com as seguintes temáticas: Currículo, Políticas e práticas curriculares educacionais, Ensino Religioso, Questões de Gênero e Diversidade na escola.

Francisco Alex Pereira Soares, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Educação, PPGE/UFPB. Graduado em Pedagogia pela mesma instituição.

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Publicado

2019-01-19

Como Citar

ALVES RODRIGUES DOS SANTOS, M.; ALEX PEREIRA SOARES, F. O ensino religioso e as políticas públicas educacionais: enfoques na contemporaneidade. Religare: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 75–96, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1982-6605.2018v15n1.42288. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/religare/article/view/42288. Acesso em: 1 maio. 2024.