Ciência da religião aplicada no currículo do ensino religioso do estado do Pará
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2018v15n1.42385Resumo
A Ciência da Religião vem se consolidando como disciplina acadêmica na pós-graduação, graduação e como aplicação do Ensino Religioso nas escolas públicas brasileiras. Dessa forma, o presente artigo de orientação bibliográfica e abordagem pós estruturalista, busca apresentar, considerando o método histórico-comparativo, como vem se construindo as mudanças curriculares no Ensino Religioso paraense. Nessas últimas duas décadas é notável a forte influência da Fenomenologia com enfoque na experiência religiosa, algo que vem sendo revisto e fortemente criticado. Com a aprovação do Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular, cada Estado pode organizar seus currículos a partir desse documento e da sua própria realidade. Nesse aspecto, na rede estadual de ensino, os professores organizados na Associação dos Cientistas da Religião do Estado do Pará elaboraram seu documento com base na sua ciência de formação e aplicação para o estudo sobre religiões nas escolas públicas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.