Religião e Educação: as marcas doo fundamentalismo religioso no Programa "Escola sem partido"
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2019v16n1.42473Resumo
O presente artigo discute as relações entre religião, educação, política e espaço público, e tem como objetivo compreender de que forma a concepção de escola e de educação veiculada pelo Programa "Escola sem Partido” o associa a perspectivas religiosas fundamentalistas, a ponto de grupos religiosos conservadores se converterem em defensores de um programa que se auto-declara não-religioso. Para analisarmos esse contexto e alguns elementos desse projeto, partiremos da noção de guerra de cultura ou conflito cultural elaborada pelo sociólogo americano James Davison Hunter. Tais conceitos constituem, nessa análise, “lentes” teóricas pelas quais procuramos analisar o programa ESP, e por meio das quais também estabelecemos um diálogo com textos e estudiosos do fundamentalismo cristão de cunho reconstrucionista nos Estados Unidos. Nosso intuito nesse estudo é apresentar elementos que nos permitam compreender de que forma a educação se constitui uma importante agenda religioso-política no Brasil contemporâneo, figurando como um dos mais disputados campos na atual polarização ético-moral e política.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.