Diálogo inter-religioso e pesquisa-ação participativa desafios à etnografia

Autores

  • Artur Costa Lopes (UFRJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2019v16n2.47510

Resumo

Compreendendo etnografia como um termo polissêmico, ainda que normalmente esteja relacionado com a escrita de uma cultura, este artigo pretende esboçar algumas considerações acerca desta prática a partir da perspectiva de um pesquisador musical. Com foco na religiosidade, busco desenvolver argumentos que consideram a pesquisa-ação participativa dentro do contexto de diálogo inter-religioso – constituído, inicialmente pela práxis sonora - como um desafio à ação etnográfica na contemporaneidade. Para tanto, utilizo um exemplo que caminha para uma escrita que considere diversas vozes presentes num contexto de conflito ideológico, retomando ideias apresentadas na dissertação, intitulada “A música como instrumento para o diálogo inter-religioso”. Deste modo, a estrutura do texto é iniciada com um breve panorama do contexto debruçado e termos empregados. Em seguida um recorte etnográfico e, posteriormente, encerro com reflexões acerca destas formas de escritas à luz da realidade do Rio de Janeiro atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Artur Costa Lopes (UFRJ), Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em história pela Universidade do Grande Rio (2009) e licenciatura em música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Mestre em musicologia (UFRJ), doutorando em musicologia (UFRJ), tem experiência na área de história regional, música e religiosidades. Atua como professor de história na rede estadual do Rio de Janeiro, e de música pelo município do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

(UFRJ), A. C. L. Diálogo inter-religioso e pesquisa-ação participativa desafios à etnografia. Religare, [S. l.], v. 16, n. 2, p. p.494–517, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1982-6605.2019v16n2.47510. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/religare/article/view/47510. Acesso em: 19 nov. 2024.