Uma interpretação alegórica e simbólica da Bíblia segundo Gregório de Nissa

Autores

  • Renato Kirchner Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) Programa de Mestrado Stricto Sensu em Ciências da Religião http://orcid.org/0000-0003-3105-1401
  • Lucas Cordeiro Santos

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2020v17n1.50057

Resumo

O presente trabalho expõe a forma interpretativa com a qual o padre capadócio Gregório de Nissa erigiu sua obra A vida de Moisés. Nela evidencia-se como o prelado de Nissa apropriou-se da epopeia mosaica e formulou um itinerário espiritual para aqueles que almejam a vida perfeita. A partir do referencial metodológico de interpretação alegórica e simbólica da Bíblia, muito comum em autores nos primeiros séculos do cristianismo como, por exemplo, em Fílon de Alexandria e Orígenes, o Nisseno analisa o texto do Antigo Testamento e atualiza-o numa perspectiva epocal circunscrita ao quarto século da nossa era. Assim, a obra gregoriana vigora como uma atualização do texto mosaico para um novo panorama histórico que se impunha – agora cristão – e que carecia de referenciais próprios destinados à busca da perfeição. Além disso, a interpretação alegórico-simbólica torna-se uma forma hermenêutica válida ao cristianismo, pois seu intento consiste em atualizar o espírito que concebeu o texto às vicissitudes de um novo contexto histórico. Por isso, o presente trabalho pretende elencar aspectos particulares da interpretação alegórica e simbólica de Gregório de Nissa e sua importância no seio da Igreja cristã nascente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Kirchner, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) Programa de Mestrado Stricto Sensu em Ciências da Religião

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor e pesquisador em Ciências da Religião do Programa de Mestrado Stricto Sensu em Ciências da Religião, na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

Lucas Cordeiro Santos

Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), foi bolsista PIBIC/CNPq. Recentemente, desenvolveu estudos sobre espiritualidade, teologia, vida religiosa e interculturalidade pelo Centro de Religiosos Intercongregacional (CERI), em Bucaramanga, Província de Santander, Colômbia.

Downloads

Publicado

2020-09-28

Como Citar

KIRCHNER, R.; CORDEIRO SANTOS, L. . Uma interpretação alegórica e simbólica da Bíblia segundo Gregório de Nissa. Religare: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 233–250, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1982-6605.2020v17n1.50057. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/religare/article/view/50057. Acesso em: 26 abr. 2024.