Entre o preconceito e a esperança: as perspectivas das pessoas que vivem com HIV\AIDS (PVHA) no meio religioso
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2020v17n2.50438Resumo
O Objetivo deste artigo é analisar através das falas de PVHA como a religião e o preconceito estão entrelaçados e qual o posicionamento deles sobre o estado sorológico frente ao grupo religioso. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e exploratório, conduzido pela Teoria das Representações Sociais (TRS) em suas abordagens estrutural e processual, sendo desenvolvido em duas etapas. Trata-se de um recorte da dissertação de mestrado da referida autora intitulada “As representações sociais da espiritualidade e da religiosidade para pessoas que vivem com HIV na atenção primária” Resultados: A primeira incluiu 104 PVHA em atendimento ambulatorial em duas unidades básicas de saúde na Baixada Fluminense no estado do Rio de Janeiro, e a segunda etapa consistiu em entrevista com 39 usuários com o mesmo perfil. Para o conteúdo das entrevistas foi realizada análise lexical através do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles (Iramuteq). Na análise processual, emergiram 6 classes divididas em dois eixos. Discussão: A classe 5: O lidar com um forte preconceito a partir de uma certa esperança: Viver com o HIV/Aids no meio religioso, a discursividade dos sujeitos demonstrou uma grande dificuldade de compartilhar o seu estado sorológico com o grupo em decorrência disso surgem estratégias para lidar com a situação e se manter dentro do grupo religioso exercendo sua espiritualidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.