O violador, a fúria e o golpe emasculador sob um olhar durandiano

Autores

  • Joao Florindo Batista Segundo
  • Carlos André Macêdo Cavalcanti UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2020v17n2.50495

Resumo

Dentre os mitemas que compõem os mitos presentes em diversas civilizações, encontra-se o da personagem masculina – mortal ou imortal – que tem sua coxa ou sua região genital golpeada por uma espada, lança ou raio no momento em que é dominado por uma violenta emoção (em geral, um desejo luxurioso). Tal ferimento não chega a ser fatal, mas o emascula e, em certos casos, até o impede de concretizar atos impensados que ousava praticar. Seja na tradição judaica, nas mitologias grega e irlandesa, na demanda do Santo Graal ou nas religiões de matriz africana, há o registro dessa ferida na virilidade, que degrada e paralisa. Pela mitanálise e com base nas Estruturas Antropológicas do Imaginário, de Gilbert Durand, procuraremos a origem comum deste mitema e seu impacto em culturas tão dessemelhantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joao Florindo Batista Segundo

Doutorando em Ciências das Religiões (PPG-CR / UFPB), Mestre em Ciências das Religiões (PPG-CR/ UFPB), Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (UFCG), membro do Grupo de Pesquisa Videlicet – UFPB.

Carlos André Macêdo Cavalcanti, UFPB

Professor Doutor Associado da UFPB desde 1991, onde atua no ensino e na pesquisa nos níveis de Graduação e Pós-Graduação nas áreas de Ciências e História das Religiões. É líder dos Grupos Videlicet Religiões, de Estudos em Intolerância, Diversidade e Imaginário (CNPq) e Officium, de História da Inquisição, das Religiões e do Sagrado (CNPq). Mestrado (1990) e Doutorado (2001) em História pela UFPE com Dissertação e Tese sobre História das Religiões/ História da Inquisição. Cursa Pós-Doutorado em Ciências da Religião na PUC-GO. Membro fundador do Comitê Nacional da Diversidade Religiosa da SDH/Presidência da República. Atuou como titular na coordenação nacional do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso – Fonaper (2011 a 2014) e é membro das seguintes ONGs: Soter, ABHR, ISERTH e Anpuh. Está lotado no Departamento de Ciências das Religiões da UFPB.

Downloads

Publicado

2021-02-03

Como Citar

BATISTA SEGUNDO, J. F.; CARLOS ANDRÉ MACÊDO CAVALCANTI. O violador, a fúria e o golpe emasculador sob um olhar durandiano. Religare: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 673–693, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.1982-6605.2020v17n2.50495. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/religare/article/view/50495. Acesso em: 28 mar. 2024.