Religião e educação: o análogo entre a tradição judaico-cristã e a crise educacional da modernidade

Autores

  • Danilo Dourado Guerra
  • Emivaldo Silva Nogueira (Universidad Bernardo O'Higgins/Chile)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2020v17n1.50764

Resumo

Uma perspectiva dialética entre religião e educação nos assinala que a educação em maior ou menor escala valorativa, nunca esteve desenraizada de pressupostos religiosos.  Frente a esse paradigma, pretendemos à luz de elementos da tradição judaico-cristã pensar o cenário educacional contemporâneo. Respeitando o pressuposto da educação religiosa, em seu potencial não catequético e plural no que diz respeito à abordagem das múltiplas culturas e tradições religiosas, nosso exercício reflexivo pretende questionar, sobretudo: como a pegadogia inerente ao(s) modelo(s) judaico-cristão de ensino pode contribuir com a educação contemporânea no sentido da formação ética e ontológica do indivíduo para a vida, em meio ao cenário de crise educacional próprio da modernidade.

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Biografia do Autor

Danilo Dourado Guerra

Doutorado (2018) e Mestrado (2015) em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, com estágio doutoral sanduíche na Università Degli Studi di Padova, Itália (2017). Bacharelado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista Nacional - SETEBAN-GO (2009-2011) e pela Faculdade da Igreja Ministério Fama-FAIFA (2012-2012).

Emivaldo Silva Nogueira, (Universidad Bernardo O'Higgins/Chile)

Doutorando em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade
Católica de Goiás (PUC Goiás) - PDSE -Pontifícia Universidade Católica
do Chile (PUC Chile). Mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia
Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás).

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Publicado

2020-09-28

Como Citar

GUERRA, D. D.; SILVA NOGUEIRA, E. . Religião e educação: o análogo entre a tradição judaico-cristã e a crise educacional da modernidade. Religare, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 251–267, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1982-6605.2020v17n1.50764. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/religare/article/view/50764. Acesso em: 20 dez. 2024.