A atuação do grupo de estudo e pesquisa “FIDELID/UFPB” na formação continuada do ensino religioso: a dimensão do sagrado na BNCC e do respeito à diversidade religiosa na rede municipal de João Pessoa

Autores

  • Danielle Ventura de Lima Pinheiro UFPB
  • Marinilson Barbosa da SILVA DHP/UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2020v17n1.52413

Resumo

No ano de 2019, o grupo de estudo e pesquisa FIDELID-UFPB, ficou responsável junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões-UFPB, pela formação continuada dos professores de Ensino Religioso da Rede Municipal de João Pessoa PB. Para estruturar a formação continuada foi preciso refletir sobre as dificuldades enfrentadas pelo público alvo, os seus entraves e as suas limitações, a fim de contribuir com seu cotidiano escolar de forma teórico-metodológica. Assim, foram convidados doze (12) formadores para debater, em nove (9) encontros mensais, sobre o Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sobre o resgate da dimensão e compreensão do sagrado na BNCC e o respeito à diversidade religiosa. Finalizando as atividades, tivemos a oportunidade de saber a repercussão, pois foi realizado o IV Seminário do Grupo de Pesquisa FIDELID, que buscou ouvir os professores sobre as atividades realizadas em sala de aula durante o ano letivo e que foram inspiradas nos conteúdos trabalhados na Formação Continuada do ano de 2019. Analisar como o respeito à diversidade foi abordado durante a Formação Continuada é o objetivo deste trabalho. Para tanto, dialogou-se com autores da área que se voltam para tolerância religiosa, formação de professores, BNCC e Ensino Religioso, bem como abordou-se  as motivações para a escolha dos temas da formação, a estruturação dos conteúdos abordados e as repercussões no contexto escolar. Como resultados, destacamos que as abordagens trabalhadas na formação continuada incentivaram os professores a trabalharem de forma dinâmica com a BNCC, dimensão do sagrado, diversidade e a tolerância religiosa em sala de aula, pensando e adaptando esses conteúdos às séries iniciais e finais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Ventura de Lima Pinheiro, UFPB

Professora Substituta do Departamento de Ciências das Religiões

Downloads

Publicado

2020-09-29

Como Citar

PINHEIRO, D. V. de L.; BARBOSA DA SILVA, M. . A atuação do grupo de estudo e pesquisa “FIDELID/UFPB” na formação continuada do ensino religioso: a dimensão do sagrado na BNCC e do respeito à diversidade religiosa na rede municipal de João Pessoa. Religare: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 324–344, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1982-6605.2020v17n1.52413. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/religare/article/view/52413. Acesso em: 25 abr. 2024.