A atuação do grupo de estudo e pesquisa “FIDELID/UFPB” na formação continuada do ensino religioso: a dimensão do sagrado na BNCC e do respeito à diversidade religiosa na rede municipal de João Pessoa
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2020v17n1.52413Resumo
No ano de 2019, o grupo de estudo e pesquisa FIDELID-UFPB, ficou responsável junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões-UFPB, pela formação continuada dos professores de Ensino Religioso da Rede Municipal de João Pessoa PB. Para estruturar a formação continuada foi preciso refletir sobre as dificuldades enfrentadas pelo público alvo, os seus entraves e as suas limitações, a fim de contribuir com seu cotidiano escolar de forma teórico-metodológica. Assim, foram convidados doze (12) formadores para debater, em nove (9) encontros mensais, sobre o Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sobre o resgate da dimensão e compreensão do sagrado na BNCC e o respeito à diversidade religiosa. Finalizando as atividades, tivemos a oportunidade de saber a repercussão, pois foi realizado o IV Seminário do Grupo de Pesquisa FIDELID, que buscou ouvir os professores sobre as atividades realizadas em sala de aula durante o ano letivo e que foram inspiradas nos conteúdos trabalhados na Formação Continuada do ano de 2019. Analisar como o respeito à diversidade foi abordado durante a Formação Continuada é o objetivo deste trabalho. Para tanto, dialogou-se com autores da área que se voltam para tolerância religiosa, formação de professores, BNCC e Ensino Religioso, bem como abordou-se as motivações para a escolha dos temas da formação, a estruturação dos conteúdos abordados e as repercussões no contexto escolar. Como resultados, destacamos que as abordagens trabalhadas na formação continuada incentivaram os professores a trabalharem de forma dinâmica com a BNCC, dimensão do sagrado, diversidade e a tolerância religiosa em sala de aula, pensando e adaptando esses conteúdos às séries iniciais e finais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.