Etnoeducação Potiguara: memória dos troncos velhos, cosmologia e saberes existenciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2020v17n1.52438

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir sobre a importância dos Troncos Velhos na condição de portadores da memória e do conhecimento na Etnoeducação Potiguara. Guardiões de uma tradição indígena milenar que se expressa em torno de uma prática pedagógica constante os sábios anciãos se apresentam como eixos centrais no processo de transmissão do conhecimento por trazerem consigo uma bagagem com suas histórias e memórias, expressas em torno de uma educação pautada pelo espírito coletivo, para edificar valores espirituais e sagrados no meio da etnia. A arte de educar e a memória dos Troncos Velhos apresentam legados guardando valores que se configuram em uma pedagogia ancestral. Longe dos muros das escolas convencionais e da educação formal esse modelo sobrevive como prática cotidiana e traz uma herança movida pelo sentimento de pertença que se manifesta no respeito pela Mãe Terra e seus elementos cujos valores se traduzem numa pedagogia da existência. O estudo é de base etnográfica. Sobre os dados bibliográficos dialogamos com Nascimento (2017), Barcellos (2014), Freire (2020) e Eliade (2018; 2017). Os Troncos Velhos assumem o protagonismo, possuindo voz e vez no meio da comunidade Potiguara, saem do plano humano para adentrar o existencial  porque suscitam valores e conduzem o grupo num movimento perene, fortalecendo a cada dia com suas histórias e experiências transcendentes, a espiritualidade, a etnoeducação e a identidade étnica dos indígenas que habitam o Litoral Norte do estado da Paraíba.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joselma Bianca Silva de Souza Mendonça, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Ciências das Religiões, com Área de Concentração em Ciências Sociais das Religiões, Educação e Saúde, pela Universidade Federal da Paraíba. Possui Graduação em licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual da Paraíba (1997) e Mestrado em Ciências das Religiões pela Universidade Federal da Paraíba (2014). Membro do Grupo de Pesquisa sobre Imaginário VIDELICET-UFPB; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Etnias e Economia Solidária- GEPEEES-UFPB. Possui experiência na Área de Ciências das Religiões com ênfase na questão Indígena, tendo participado de Estágio Docência na referida Área, onde ministrou disciplina sobre Mito, Rito e Espiritualidade Indígena no período 2013.2. Participou de Curso de Formação de Professores para o Ensino Religioso pela Universidade Federal da Paraíba, onde ministrou disciplina sobre Religiões Indígenas.

José Mateus do Nascimento

Pedagogo, possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006); Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, História Social da Infância e passa a atuar em pesquisas relacionadas à História da Educação Profissional no NUPED (Núcleo de Pesquisa em Educação) do IFRN - Campus Natal Central; Integra o corpo docente permanente do PPGEP - Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do IFRN, vinculado a Linha de Pesquisa História, Memória e Historiografia da Educação Profissional; Coopera com o Grupo de Estudos Fundamentos da Educação e Práticas Culturais (CE -UFRN); Colabora com o GEPeeeS - Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Etnias e Economia Solidária (UFPB - CCAE - Campus IV) e com o NEGêDi - Núcleo de Estudos sobre Educação, Gênero e Diversidade (Diac/IFRN-CNAT).

Lusival Antonio Barcellos

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005). Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1998). Graduado em Filosofia pela Universidade Católica do Paraná (1980); em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Colatina-ES (1984); em Teologia pelo Seminário Arquidiocesano da Paraíba Imaculada Conceição (1992). Atualmente é professor Associado III, do Departamento de Ciências das Religiões (DCR); atua também como professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões (PPGCR), da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência nas áreas de Educação, Culturas e Religião. Atua nos temas: diversidade cultural; culturas e desenvolvimento; etnoeducação; cotidiano, religiosidades e espiritualidades indígenas.

Downloads

Publicado

2020-09-28

Como Citar

MENDONÇA, J. B. S. de S. M.; NASCIMENTO, J. M. do; BARCELLOS, L. A. Etnoeducação Potiguara: memória dos troncos velhos, cosmologia e saberes existenciais. Religare: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 105–140, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1982-6605.2020v17n1.52438. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/religare/article/view/52438. Acesso em: 19 abr. 2024.