Música, Memória, Religião e Ayahuasca: A Musicalidade na Origem e na Preservação dos Ensinos Religiosos no Passado e em Religiões Ayahuasqueiras no Presente

Autores

  • Clóvis Ecco Ecco Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás)
  • João Paulo Pontifícia Universidade Católica de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2022v19n1.62935

Resumo

A religião sempre teve uma relação inextricável com a música. O presente artigo é um estudo a respeito da importância que a musicalidade teve na origem, na memorização e na transferência do corpus religioso em tradições milenares; e ainda, sobre como ela continua sendo relevante atualmente em religiões recém-criadas de tradição ayahuasqueira como o Santo Daime e a União do Vegetal. A metodologia utilizada foi a de revisão bibliográfica somada à observação-participante. Os resultados demonstraram que a estrutura musical teve um valor inestimável no passado, e continua sendo fundamental dentro das tradições que não possuem escritos considerados sagrados, utilizando-se da oralidade para a transmissão dos seus ensinos e suas doutrinas. Indo além, o corolário desse estudo revela também que a origem de diversos corpus religiosos, apresentados em versos por poetas/profetas do passado e do presente, demonstra ser uma questão ainda em aberto e com um nível de complexidade muito mais elevado do que se poderia imaginar a princípio.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Doutorando em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Católica de PE (UNICAP) em 2020, graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2010. Em função das boas colocações nos testes de seleção do Mestrado e do Doutorado, desde de 2018 é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/PROSUC). No que concerne à produção bibliográfica, em dezembro de 2021 teve artigo publicado na Revista FRAGMENTOS DE CULTURA, em agosto de 2021 publicou o livro "A Fé dos Ateus" pela editora LISBON. No ano de 2020, publicou o artigo nos anais do X Congresso Internacional em Ciências da Religião. Em 2019 publicou artigo em periódico PARALELLUS e disponibilizou para publicação um capítulo de livro e três artigos científicos em anais. Em 2018, publicou um capítulo de livro na área da saúde coletiva e três artigos científicos na área de Ciências da Religião. Em 2017 publicou outros dois artigos científicos em Ciências da Religião. Entre 2013 e 2015 concluiu projeto de pesquisa ?Continuidade do cuidado de mulheres portadoras de câncer de mama e de colo de útero na rede de serviços de saúde do Estado de PE? e coproduziu dois artigos e capítulo de livro sobre continuidade em Redes de Saúde Pública que já foram citados por mais de 40 outras produções científicas. Em 2012 concluiu o projeto EQUITY-LA, no estudo comparativo da assistência à saúde nos sistemas do Brasil e da Colômbia, financiando pela União Europeia (UE). Entre 2009 e 2010 realizou pesquisas e trabalhos no campo da Segurança Pública, com foco nos estudos sobre drogas realizando palestras e pesquisas de campo. Capacitado em análise de cenários e pesquisas de politica eleitoral, hermenêutica bíblica e exegese. E capacitado em análises qualitativas e quantitativas nas áreas de Segurança Pública, Sistemas de Saúde e Processos Eleitorais.

Downloads

Publicado

2023-05-18

Como Citar

ECCO, C. E.; REIS BRAGA, J. P. Música, Memória, Religião e Ayahuasca: A Musicalidade na Origem e na Preservação dos Ensinos Religiosos no Passado e em Religiões Ayahuasqueiras no Presente. Religare: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 48–73, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.1982-6605.2022v19n1.62935. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/religare/article/view/62935. Acesso em: 15 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos Nacionais