A religião e a religiosidade e seus impactos no comportamento ético do consumidor
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2022v19n1.62973Resumo
O presente trabalho teve como objetivo geral analisar como a religião e a religiosidade se configuram dentro do comportamento ético do consumidor. Para a obtenção dessas informações, adotou-se como procedimento metodológico uma abordagem quantitativa, por meio da aplicação de um questionário estruturado com residentes da cidade de João Pessoa. Assim, teve-se o intuito de verificar esse comportamento, bem como a sua percepção de ilegalidade da ação. Os questionários foram organizados em dois aspectos: no primeiro, perguntas sobre aspectos religiosos; e no segundo momento, perguntas de caráter ético e moral. A amostra obtida foi de 194 respondentes, distribuídos entre questionários aplicados de forma presencial e remota. A partir da coleta dos dados, realizou-se a análise estatística descritiva por meio da extração de média e desvio padrão de cada variável individual e da variável agregada e, ao final, a análise fatorial dos dados, cuja conclusão gerada foi de que, apesar do discurso ético de consumo permear o imaginário coletivo, há uma discrepância considerável entre o discurso ético e a prática, quando relacionada às práticas de consumo no Brasil.
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