A TRANSCENDÊNCIA BIOCÊNTRICA:
ECOESPIRITUALIDADE E ÉTICA NA SUPERAÇÃO DO ANTROPOCENTRISMO E NA RESTAURAÇÃO DA SACRALIDADE DA TERRA
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2025v22n1.72084Resumo
O modelo capitalista, fundamentado na relação de produção e consumo, intensifica a crise ecológica global, evidenciando a necessidade urgente de estabelecer princípios morais que sustentem a preservação do meio ambiente. A ética e a espiritualidade biocêntricas emergem como contrapontos ao antropocentrismo inerente ao capitalismo, propondo uma relação mais harmoniosa entre os seres humanos e os ecossistemas. Este artigo analisa como a concepção biocêntrica se integra a uma forma de religiosidade capaz de mitigar os efeitos prejudiciais do sistema econômico hegemônico que explora os recursos naturais de forma descontrolada. Por meio de pesquisa documental baseada nas obras de Leonardo Boff, discute-se a promoção de uma espiritualidade orientada para a conservação de todas as formas de vida, contrapondo-se à lógica de objetificação e exploração ambiental promovida pelo capitalismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.