Formação continuada: um espaço para compreender o Ensino Religioso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2025v22n1.72758

Resumo

Diante dos atuais cenários da educação brasileira, faz-se necessário refletir sobre a formação e o papel do(a) professor(a). Os contrastes e complexidades presentes na sociedade encontram eco na sala de aula e, por isso, cabe aos agentes envolvidos no ambiente escolar, ajudar os estudantes a desenvolverem suas capacidades e competências. No entanto, nesse processo também os(as) professores(as) precisam constantemente reverem sua prática educativa. Nesse sentido, a formação continuada desponta como lugar de elaboração, reelaboração e avaliação do ser e fazer docente. Portanto, nosso artigo apresentará a importância da formação continuada de docentes de Ensino Religioso, a partir da experiência realizada na Rede Salesiana Brasil de Escolas, que alcançou professores(as) do Ensino Fundamental e Médio. A partir dessa pesquisa, espera-se estimular novas iniciativas de formação continuada na área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Rogério Azevedo Junqueira, Universidade do Estado do Pará

Livre Docente em Ciência da Religião ( PUCSP) - Pós- Doutor em Ciência da Religião  (PUCSP) –   Pós- Doutor em Geografia da Religião ( UFPR) - Pós - Doutor em Ciência da Religião ( UEPA) - Doutor em Ciência da Educação ( UPS) - Mestre em Ciência da Educação  (UPS) – Especialista em Metodologia do Ensino Religioso ( PUCSP) - Especialista em Metodologia do Ensino Superior ( CPEMG) - Licenciado em Pedagogia  (UNIUBE) – Licenciado em Ciências da Religião (UNINTER) - Bacharel em Ciências Religiosas ( IMACH) – Foi Professor Titular ( PUCPR) – Professor Colaborador do Programa de Ciências da Religião da UEPA.

Magno de Carvalho Xavier, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Ciências das Religiões pela Universidade Federal da Paraíba. Espe­cialista em Estudos Judaicos pelo Seminário Rabínico Latino-americano Marshall T. Meyer de Buenos Aires e pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo. Pós-graduado em Salesianidade e em Psicologia Analí­tica. Licenciado em Filosofia. Bacharel em Teologia. Integra o Grupo de Estudo e Pesquisa Formação–Iden­tidade-Desenvolvimento-Liderança de Professores que atuam no Ensino Religioso e o Grupo de Pesquisa Educação e Religião.

Ana Paula Costa e Silva, Centro de Formação Salesiana

Mestre em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Especialista em Informática na Educação, Especialista em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologias Educacionais e Especialista em Educação a Distância pela UCB. Bacharel em Ciências da Computação pela UCB, com qualificação no Programa Especial de Formação de Docente. Atualmente, é Gestora de Projetos de Formação da Rede Salesiana Brasil.

Downloads

Publicado

2025-05-15

Como Citar

JUNQUEIRA, S. R. A.; DE CARVALHO XAVIER, M.; COSTA E SILVA, A. P. Formação continuada: um espaço para compreender o Ensino Religioso. Religare, [S. l.], v. 22, n. 1 (Fluxo Contínuo), 2025. DOI: 10.22478/ufpb.1982-6605.2025v22n1.72758. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/religare/article/view/72758. Acesso em: 16 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos Nacionais