Entrevista com Nicolás Panotto sobre religião, democracia e os desafios da política na América Latina
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2026v23n1.80035Resumo
Entrevista conduzida por Jungley de Oliveira Torres Neto, por e-mail, em 2026, com o Professor Dr. Nicolás Panotto, pesquisador argentino reconhecido internacionalmente por suas contribuições aos estudos sobre religião, política, democracia e teologia pública na América Latina. Nesta entrevista, Panotto analisa as complexas relações entre religião e política no contexto latino-americano, discutindo temas como o crescimento dos extremismos políticos, a ascensão das direitas religiosas, os desafios impostos à democracia, a instrumentalização da fé na esfera pública, o pluralismo religioso e as transformações das identidades religiosas em sociedades marcadas pela polarização política. Ao longo da conversa, o pesquisador também reflete sobre o caso brasileiro em perspectiva comparada com outros países da região, abordando questões relacionadas à laicidade do Estado, aos direitos humanos, à participação pública das religiões e às possibilidades de construção de uma cultura democrática baseada no diálogo e no reconhecimento da diversidade.
Nicolás Panotto é doutor em Ciências Sociais pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO/Argentina), mestre em Antropologia Social e Política e graduado em Teologia. É pesquisador, professor e referência internacional nos estudos sobre religião, política, democracia, direitos humanos e teologia pública na América Latina. Sua produção acadêmica concentra-se, especialmente, nas relações entre religião e esfera pública, nos estudos decoloniais, na participação política dos grupos religiosos e nos desafios contemporâneos da democracia, atuando em redes acadêmicas e organismos internacionais dedicados à promoção dos direitos humanos, da liberdade religiosa e do pluralismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.