AS CIRURGIAS ESPIRITUAIS COMO CATALISADORES DE CURA - RELATO DE UM CASO
Resumo
Para Kardec, o seu fundador, o Espiritismo seria essencialmente uma filosofia com bases científicas e implicações morais, não se constituindo numa religião. Nele, vê-se claramente o convite para cuidar do corpo e da alma como condição para a conquista da saúde tanto física como espiritual. Este trabalho aborda as cirurgias espirituais praticadas no Centro Espírita Diogo de Vasconcelos Lisboa, na cidade de João Pessoa, Paraíba. Foi utilizada a metodologia de história oral temática na análise dos discursos da pessoa submetida ao tratamento e do médium em transe mediúnico que deu voz ao médico espiritual, para relatarem os processos transcorridos durante o tratamento. Dentre os três casos documentados, que fazem parte da Dissertação de Mestrado em Ciências das Religiões da UFPB, da primeira autora deste artigo, é aqui discutido o de uma senhora tireoidectomizada, cuja identidade está protegida pelo nome fantasia de Violeta.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.