ASPECTOS DA ALIMENTAÇÃO DA RAIA DE ÁGUA DOCE POTAMOTRYGON ORBIGNYI (CHONDRICHTHYES: POTAMOTRYGONIDAE) DA BACIA DO RIO PARNAÍBA, NORDESTE DO BRASIL
Resumo
O conteúdo estomacal de 23 exemplares de Potamotrygon orbignyi provenientes do rio Parnaíba, no município de Uruçuí-PI foi analisado. O Índice de Importância Relativa (IRI) e respectiva porcentagem (%IRI) foram calculados. O nível de repleção do estômago 1/4 cheio foi o mais frequente. A identificação dos itens alimentares indicou a presença de quatro famílias na dieta, exclusivamente composta por insetos. Diferenças na dieta entre machos e fêmeas foram observadas ao se comparar as %IRI, sendo larvas de Diptera (49,9%) e ninfas de Ephemeroptera (50,1%) os principais itens consumidos pelas fêmeas, e ninfas de Ephemeroptera (82,9%) pelos machos.
Palavras-chave: Potamotrygon orbignyi, rio Parnaíba, alimentação
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Nordestina de Biologia, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que citada a fonte.