A Influência da globalização no direito contemporâneo

  • Keila Fernanda Marangoni Universidade Comunitária da Região de Chapecó UNOCHAPECÓ
  • Giovanni Olsson Universidade Comunitária da Região de Chapecó UNOCHAPECÓ

Resumo

O artigo tem por objetivo investigar os impactos da globalização no direito contemporâneo. O trabalho dedica-se a, inicialmente, abordar o surgimento, evolução e consolidação do fenômeno, em relação ao tempo e espaço, tratando dos aspectos gerais da globalização. Em seguida, analisam-se os efeitos da globalização em diferentes perspectivas e âmbitos, demonstrando-se a alta complexidade que envolve o seu estudo científico. Por fim, averiguam-se os impactos da globalização no direito, perpassando as modulações causadas nas instituições e nas relações sociais, estatuindo um novo paradigma científico e social. O estudo aponta que várias questões, como cidadania, povo, poder e Estado, são modificadas diante da formação e expansão da sociedade mundial, onde o fenômeno influencia diretamente as relações políticas e o papel do Estado e do Direito. A conclusão é no sentido de que, apesar da dificuldade enfrentada pela clássica estrutura racional-burocrática na regulação da sociedade contemporânea, o direito continua sendo o caminho menos cooptado pela lógica global. 

Biografia do Autor

Keila Fernanda Marangoni, Universidade Comunitária da Região de Chapecó UNOCHAPECÓ
Graduanda em Direito.
Giovanni Olsson, Universidade Comunitária da Região de Chapecó UNOCHAPECÓ
Doutor em Direito (UFSC). Professor Titular de Relações Internacionais e do Programa de Mestrado em Direito da UNOCHAPECO (SC) 

Referências

Livros

BECK, Ulrich. O que é globalização? Equívocos do globalismo: resposta à globalização; tradução de André Carone. – São Paulo: Paz e Terra, 1999.

DINIZ, Eli. Globalização, reformas econômicas e elites empresariais. Rio de Janeiro: FGV, 2000.

FARIA, José Eduardo. O direito na economia globalizada. 1ª Ed. São Paulo: Malheiros Editora LTDA, 2004.

GADELHA, Regina Maria A. Fonseca. Globalização, metropolização e políticas públicas neoliberais. São Paulo: Educ, 1997.

GROSSI, Paolo. O direito entre o poder e o ordenamento. Belo Horizonte: Del Rey, 2010. Tradução de Arno Dal Ri Júnio.

IANNI, Octavio. Teorias da globalização. 4ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1997.

IANNI, Octavio. Teorias da globalização. 17ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

OLIVEIRA, Odete Maria de (coordenadora). Relações internacionais e globalização: grandes desafios. 2ª ed. Ijuí: Ed. Ijuí, 1999.

OLIVEIRA, Odete Maria de. Relações internacionais direito e poder. Ijuí: Ed. Ijuí, 2015.

OLSSON, Giovanni. Relações internacionais e seus atores na era globalizada. Curitiba: Juruá, 2003.

Artigos em revista

SHIH, Frank Larrúbia. O processo de globalização e a sua influência no direito interno. Artigo publicado na Revista do Instituto Brasileiro de Advocacia Pública – IBAP, Ano VII, Ed. 15 – set/2001.

Sites

CAMPOS e CANAVEZES, Luíz e Sara. Introdução à globalização. Instituto Bento Jesus Caraça, abr. 2007. Disponível em: <http://www.rdpc.uevora.pt/bitstream/10174/2468/1/Introdu%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A0%20Globaliza%C3%A7%C3%A3o.pdf>. Acesso em: 22 de agosto de 2015.

KLAES, Marianna Izabel Medeiros. O fenômeno da globalização e seus reflexos no campo jurídico. Revista Jus Navigandi, Teresina, ano 11, n. 968, 25 fev. 2006. Disponível em: <http://jus.com.br/artigos/8005>. Acesso em: 22 de agosto de 2015.

Publicado
2020-05-19
Seção
Artigos