Os Estados Unidos e a Reestruturação das Forças Armadas da Colômbia: Apoio Tecnológico, Transformação Organizacional e Atualização Doutrinária
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2017v5n9.33592Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar descritivamente o processo pelo qual os Estados Unidos envolveram-se no esforço de reestruturação da organização castrense colombiana. A pergunta que guia a pesquisa é como os Estados Unidos influenciaram na reestruturação do perfil das Forças Armadas da Colômbia entre 1998 e 2010? Para responder essa pergunta foi elaborada a seguinte hipótese: os Estados Unidos ajudaram na construção de um novo perfil de força próprio para atuação em conflitos irregulares através de: 1) fornecimento de equipamentos militares e 2) apoio à transformação organizacional. Os resultados da pesquisa corroboram a hipótese inicial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).