Soberania e fronteira, dois conceitos de duas dimensões

Diplomacia, defesa e segurança na fronteira entre Brasil e Paraguai

Autores

  • Maurício Kenyatta Barros da Costa Universidade de Brasília http://orcid.org/0000-0003-3524-3574
  • Alex Jorge das Neves Major da Polícia Militar de Goiás, Sub Comandante do Batalhão de Choque.

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2018v6n11.41230

Resumo

Esse artigo se utiliza da relação entre a dimensão interna e externa dos conceitos de soberania e fronteira para fazer a conjugação necessária entre defesa, segurança pública e política externa. Essa problematização complexa da questão securitária é pertinente devido às novas maneiras de se organizar dos grupos que atuam com os ilícitos transnacionais. Essa ação ocorre, principalmente, com base nas vulnerabilidades do espaço fronteiriço, sejam elas por causa de tensões sociais que foram transportadas para fronteira, seja por causa da baixa presença do Estado na região ou seja por causa da dificuldade de articulação entre as burocracias responsáveis por atuar na manutenção da soberania interna e externa. Esse artigo contará com três seções para além da introdução e da conclusão, sendo a primeira destinada a discutir a abordagem adotada de relacionar as dimensões internas e externas dos conceitos de soberania e fronteira para formar a lógica explicativa do artigo. A segunda seção destina-se ao trato histórico das origens das questões fronteiriças entre Brasil e Paraguai. Por fim, a terceira seção destina-se ao cenária atual, destacando os processos discutidos na primeira e na segunda seção do artigo. Essa pesquisa foi baseada no uso de bibliografia primária e secundária no intuito de abordarmos o tema segundo um prisma teórico-conceitual que conjugue as dimensões internas e externas da fronteira como duas metades de um mesmo desafio que precisa ser abordado conjuntamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício Kenyatta Barros da Costa, Universidade de Brasília

Doutorando na área de Política Internacional no Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília desde de março de 2018. Cconluiu a graduação na mesma instituição em 2013 e o mestrado também na mesma instituição em 2017. Estagiou no Ministério da Justição no departamento da Estratégia Nacional de Segurança Pública para as Fronteiras e trabalhou como pesquisador no IPEA com os temas de defesa nacional.

Alex Jorge das Neves, Major da Polícia Militar de Goiás, Sub Comandante do Batalhão de Choque.

Mestre em Estudos Fronteiriços pela UFMS, Major da Polícia Militar de Goiás, Sub Comandante do Batalhão de Choque, Ex-Gerente da Estratégia Nacional de Segurança Publica nas Fronteiras – ENAFRON da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Downloads

Publicado

22.12.2018

Como Citar

Costa, M. K. B. da, & Neves, A. J. das. (2018). Soberania e fronteira, dois conceitos de duas dimensões: Diplomacia, defesa e segurança na fronteira entre Brasil e Paraguai. Revista De Iniciação Científica Em Relações Internacionais, 6(11), 22–48. https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2018v6n11.41230

Edição

Seção

Dossiê