A ascensão do multilateralismo asiático no sistema internacional contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2021v9n17.57720Resumo
Este artigo trata da ascensão do multilateralismo asiático e sua influência no sistema internacional contemporâneo. O regionalismo asiático ao longo das duas décadas do século XXI ganhou força, adquirindo caráter mais institucionalizado e fortalecendo a cooperação econômica, e política entre os países. Ao localizar o crescimento econômico das nações no pós-Guerra Fria, a institucionalização da cooperação asiática e o fortalecimento dos mecanismos regionais são aqui analisados. Outrossim, este artigo sugere que, hoje, a Ásia tem o mesmo poder de modelação das relações internacionais que os atores tradicionais ocidentais, Estados Unidos e União Europeia. Isso acontece através do estabelecimento de um sistema diplomático, comercial e político centrado na Ásia e do reconhecimento do poder de reorientar as economias e estratégias de outras nações do mundo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação Científica em Relações Internacionais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).