Esta é uma versão desatualizada publicada em 02.02.2023. Leia a versão mais recente.

Perspectivas indígenas em Teoria das Relações Internacionais

Levantamento nos trabalhos publicados nos Anais dos Encontros Nacionais da Associação Brasileira de Relações Internacionais (2011-2021)

Autores

  • Silvana Schimanski Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Caio Júnior Auler Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Cassiane Leonor Santos de Souza Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Julia Maria Soares Andrade Rudrigues Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Maria Julia Santos Mattos Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Vitória de Borba de Borba Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Resumo

O objetivo deste trabalho é identificar a presença da abordagem teórica de Perspectivas Indígenas nos trabalhos acadêmicos da área temática Teoria das Relações Internacionais publicados nos anais dos Encontros Nacionais da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ENABRI-ABRI) ocorridos entre 2011 e 2021. Nas Relações Internacionais, as Perspectivas Indígenas se situam entre aquelas abordagens críticas ao corpo teórico positivista tradicional, oferecendo visões diferenciadas quanto à ordem política e legal, além de questionar o Estado-centrismo no núcleo ontológico da disciplina. Considera-se que as populações indígenas oferecem um potencial transformador para as teorias de Relações Internacionais, uma vez que manifestam conhecimentos próprios acerca das intricadas relações entre o ser humano e o mundo, enxergando o ambiente internacional através de seus critérios de interdependência com os aspectos naturais e sociais da vida humana. Considerando que a ABRI, fundada em 2005, consolida os principais avanços da produção acadêmico-científica do campo no país, busca-se responder à seguinte pergunta: as Perspectivas Indígenas estão presentes nos trabalhos acadêmicos apresentados na área temática sobre Teoria das Relações Internacionais da ABRI? Quanto à metodologia da pesquisa, utilizou-se a abordagem mista sequencial (quali-quanti) com finalidade exploratória. Por meio da consulta a fontes bibliográficas (anais dos eventos da ABRI) realizou-se um levantamento quantitativo a partir de termos de busca: perspectivas indígenas, indígena e suas correspondências nos idiomas aceites no evento. A leitura dos resumos dos trabalhos permitiu qualificá-los quanto à proposta das Perspectivas Indígenas. Conclui-se que, no maior evento acadêmico brasileiro de Relações Internacionais, ainda é incipiente a inserção das questões indígenas. A partir de termos de busca, na área temática de Teoria, foram localizados dez (10) trabalhos. Desse total, enquanto um deles alinha-se à proposta de buscar visões diferenciadas, a parcela mais significativa foca em denunciar a lacuna das contribuições indígenas para o campo. Destaca-se que no evento realizado no ano de 2021, maior número de trabalhos foi localizado, sugerindo um potencial aumento das discussões dessa abordagem nos próximos anos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Schimanski, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutora em Relações Internacionais, pela Universidade de Brasília (UNB).

Professora e Pesquisadora do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Coordenadora do GENINT - Grupo de Estudos e Pesquisas em Negociações Internacionais.

Caio Júnior Auler, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Acadêmico do Bacharelado em Relações Internacionais, da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Cassiane Leonor Santos de Souza, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Acadêmica do Bacharelado Relações Internacionais da UFPel. 

Julia Maria Soares Andrade Rudrigues, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Acadêmica do Bacharelado Relações Internacionais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Maria Julia Santos Mattos, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Acadêmica do Bacharelado Relações Internacionais da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

Vitória de Borba de Borba, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Acadêmica do Bacharelado Relações Internacionais da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

Downloads

Publicado

02.02.2023

Versões

Como Citar

Schimanski, S., Auler, C. J., Santos de Souza, C. L., Soares Andrade Rudrigues, J. M. ., Santos Mattos, M. J. ., & de Borba, V. de B. (2023). Perspectivas indígenas em Teoria das Relações Internacionais: Levantamento nos trabalhos publicados nos Anais dos Encontros Nacionais da Associação Brasileira de Relações Internacionais (2011-2021). Revista De Iniciação Científica Em Relações Internacionais, 10(19), 1–26. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ricri/article/view/62450

Edição

Seção

Artigos