Considerações sobre Educação em Direitos Humanos e Práxis Institucional
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2024v12n23.68441Resumo
Estas notas de pesquisa são o resultado de uma pesquisa de Iniciação Científica e tem como objetivo discutir a prática das instituições de ensino na implementação de políticas de Educação em Direitos Humanos (EDH). A pesquisa baseia-se tanto nas diretrizes internacionais da ONU quanto nas normativas nacionais e estaduais sobre o tema, investigando, em particular, a experiência da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O estudo analisa as discrepâncias entre o discurso e a prática institucional no que se refere à promoção e valorização dos direitos humanos. Além disso, propõe um desenho de pesquisa e uma discussão teórica que podem ser aplicados ao estudo de diversas instituições de ensino, como escolas e universidades. Conclui-se que o avanço nessa área deve seguir uma perspectiva decolonial e uma educação emancipatória freiriana, na qual o indivíduo oprimido desenvolva uma consciência crítica, libertando-se das estruturas opressoras e tornando-se autor de sua própria trajetória.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação Científica em Relações Internacionais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).