Considerações sobre Educação em Direitos Humanos e Práxis Institucional

Autores

  • Kelvin Dias UEPB
  • Raquel Bezerra Cavalcanti Leal de Melo

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2024v12n23.68441

Resumo

Estas notas de pesquisa são o resultado de uma pesquisa de Iniciação Científica e tem como objetivo discutir a prática das instituições de ensino na implementação de políticas de Educação em Direitos Humanos (EDH). A pesquisa baseia-se tanto nas diretrizes internacionais da ONU quanto nas normativas nacionais e estaduais sobre o tema, investigando, em particular, a experiência da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O estudo analisa as discrepâncias entre o discurso e a prática institucional no que se refere à promoção e valorização dos direitos humanos. Além disso, propõe um desenho de pesquisa e uma discussão teórica que podem ser aplicados ao estudo de diversas instituições de ensino, como escolas e universidades. Conclui-se que o avanço nessa área deve seguir uma perspectiva decolonial e uma educação emancipatória freiriana, na qual o indivíduo oprimido desenvolva uma consciência crítica, libertando-se das estruturas opressoras e tornando-se autor de sua própria trajetória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelvin Dias, UEPB

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UEPB.

Raquel Bezerra Cavalcanti Leal de Melo

Professora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Doutora em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Downloads

Publicado

18.10.2024

Como Citar

Dias, K. A. da N., & Melo, R. B. C. L. de. (2024). Considerações sobre Educação em Direitos Humanos e Práxis Institucional. Revista De Iniciação Científica Em Relações Internacionais, 12(23), 1–8. https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2024v12n23.68441

Edição

Seção

Notas de Pesquisa