https://periodicos.ufpb.br/index.php/ricri/issue/feedRevista de Iniciação Científica em Relações Internacionais2024-10-18T11:15:00-03:00Editoresricri.ufpb@gmail.comOpen Journal Systems<p>A Revista de Iniciação Científica em Relações Internacionais (RICRI) é uma publicação semestral do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba. O principal objetivo da RICRI é divulgar as pesquisas que abordam temas das relações internacionais realizadas nos cursos de graduação e pós-graduação do Brasil e exterior, incentivando essa modalidade de produção científica. Buscamos contribuir para a ampliação do debate sobre as relações internacionais em suas distintas abordagens epistemológica e metodológica.</p> <p>Publicação em <strong>fluxo contínuo sem cobrança de APC (<em>Article Processing Charges</em>)</strong></p> <p>ISSN - 2318-9452</p> <p>B2 Qualis (2017-2020)</p> <p> </p>https://periodicos.ufpb.br/index.php/ricri/article/view/68669“Soft Power” nas estratégias de projeção internacional adotadas pelo Qatar: 2023-12-07T11:25:26-03:00Raul Nogueira Cortez Gomes raulcortezgomes@gmail.comRaquel Santos de Mendonça raquelsmendoncaa@gmail.comRosangela Cannata Parisirosangelacannataparisi@hotmail.comJoão Florêncio Da Costa Júniorjfcj1977@gmail.com<p>Nos últimos anos, o Qatar vem buscando projetar-se no cenário internacional, com o propósito de assumir um papel de destaque e relevância frente a outros Estados vizinhos, procurando inserir-se como mediador diplomático de conflitos regionais, e investindo em diversos setores, como esporte, mídia e educação. De modo a investigar esse fenômeno e em que medida o Qatar utiliza o <em>soft power</em> para a obtenção desses objetivos, o presente estudo utilizou-se da revisão sistemática de literatura, articulado em um protocolo de pesquisa, para realizar o mapeamento dos artigos sobre o tema e a categorização das informações encontradas. Os resultados relatados nos artigos foram separados em três aspectos: culturais, esportivos e política externa. Em virtude da escassez, em língua portuguesa, do estudo do tema, almeja-se, com o presente estudo, oferecer uma agenda de pesquisa para investigações posteriores, com a possibilidade do enfoque em diferentes tópicos dentro da temática.</p>2024-10-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação Científica em Relações Internacionaishttps://periodicos.ufpb.br/index.php/ricri/article/view/68554O nível individual das agendas de política externa dos governos Bolsonaro e Lula: 2024-03-25T07:37:57-03:00Jordana Marquesmarques.jordana20@gmail.comMaria Eduarda Costa Marques de Moraes e Silvamaria.moraes@academico.ufpb.br<p><span style="font-weight: 400;">O presente artigo tem como objetivo apresentar uma análise de conteúdo do jornal britânico </span><em><span style="font-weight: 400;">The Guardian</span></em><span style="font-weight: 400;"> no que se refere ao tratamento das agendas de política externa dos governos de Jair Bolsonaro e de Luís Inácio ‘Lula’ da Silva. A análise de percepção do jornal, portanto, se concentra na união dos conceitos de governança global, mídia, opinião pública e análise de política externa por meio do nível individual de análise. Assim, a elaboração de nuvens de palavras foi feita por meio do </span><em><span style="font-weight: 400;">process tracing</span></em><span style="font-weight: 400;"> da plataforma Orange, dessa forma foi possível averiguar o sentimento geral do jornal quanto às respectivas durações das agendas de política externa a serem analisadas. </span></p> <p> </p>2024-10-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação Científica em Relações Internacionaishttps://periodicos.ufpb.br/index.php/ricri/article/view/68900O Processo de securitização em meio à guerra russo-ucraniana2024-02-09T18:23:30-03:00Marco Túlio Gomes Laratuliolarabh@hotmail.com<p>Este artigo visa averiguar se o Presidente russo, Vladimir Putin, articulou com sucesso um processo de securitização ao justificar a invasão à Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022 com a aproximação entre Ucrânia e OTAN. Para isso, pretende-se executar uma análise de conteúdo do pronunciamento de Putin à nação feito em 21 de fevereiro de 2022, fazendo a contabilização de palavras que remetem à categoria ameaça ocidental. Posteriormente, será analisado o nível de aprovação doméstica da ofensiva militar e se houve um processo de securitização completo.</p> <p>Palavras-chave: Rússia; Ucrânia; guerra; securitização; ameaça ocidental.</p>2024-10-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação Científica em Relações Internacionaishttps://periodicos.ufpb.br/index.php/ricri/article/view/68643Cooperação Sul-Sul2024-03-25T09:48:44-03:00Taymá Nabil Chamseddinetaymachamseddine@gmail.comManoela Marli Jaqueiramanoelajaqueira@hotmail.com<p><strong>RESUMO:</strong> Este artigo busca estudar a Cooperação Sul-Sul a partir do reconhecimento das desigualdades globais e como a região pode potencialmente alterar o equilíbrio de poder internacional. O problema a ser analisado pauta-se em questionar como a Cooperação Sul-Sul pode promover justiça e igualdade no sistema global. Para tanto, utilizou-se uma abordagem bibliográfica e qualitativa, explorando teorias sobre Cooperação Norte-Sul e sua relação com a Cooperação Sul-Sul, com enfoque para os BRICS e a relação sino-africana, visto que representam a Cooperação Sul-Sul. Os resultados indicaram que, apesar de algumas limitações, a Cooperação Sul-Sul tem um potencial transformador no sistema internacional e poderia substituir a relação Norte-Sul no futuro. Portanto, investir na Cooperação Sul-Sul é fundamental para um mundo mais equitativo e sustentável.</p> <p>Palavras-chave: Equilíbrio de poder; cooperação internacional; relações internacionais.</p>2024-10-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação Científica em Relações Internacionaishttps://periodicos.ufpb.br/index.php/ricri/article/view/68290Tribunal Penal Internacional e os desafios na repressão aos crimes de guerra2023-12-07T11:09:02-03:00Christiane Kalbchristianekalb@hotmail.comBeatriz Probst Chatagnierbeatrizchatagnier@gmail.com<p>O presente artigo analisa a atuação do Tribunal Penal Internacional (TPI) nos crimes de guerra, com foco na guerra russo-ucraniana, e busca compreender se o tribunal está alcançando os resultados esperados. Apesar da criação do TPI com o objetivo de responsabilizar os agentes envolvidos em violações do Direito Internacional Humanitário, constata-se que as violações persistem e apenas um pequeno número de indivíduos foi condenado pelo tribunal. O artigo destaca a importância desse estudo tanto no âmbito internacional quanto nas condenações individuais, direcionando o olhar para os direitos humanos da Ucrânia e conscientizando as nações sobre a irregularidade da situação e as consequências do conflito. Além disso, o caso da guerra russo-ucraniana é utilizado como exemplo para analisar comportamentos adotados em conflitos semelhantes e buscar alternativas preventivas. O artigo aborda a conceituação dos crimes de guerra, o processo de criação do TPI, suas competências e peculiaridades, e relaciona a teoria do tribunal com sua aplicação na prática, investigando possíveis causas e soluções para as violações persistentes. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, descritiva e qualitativa.</p>2024-10-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação Científica em Relações Internacionaishttps://periodicos.ufpb.br/index.php/ricri/article/view/68441Considerações sobre Educação em Direitos Humanos e Práxis Institucional2024-03-25T07:31:33-03:00Kelvin Araújo da Nóbrega Diaskelvinkand@gmail.comRaquel Bezerra Cavalcanti Leal de Melolmelo.raquel@gmail.com<p>Estas notas de pesquisa são o resultado de uma pesquisa de Iniciação Científica e tem como objetivo discutir a prática das instituições de ensino na implementação de políticas de Educação em Direitos Humanos (EDH). A pesquisa baseia-se tanto nas diretrizes internacionais da ONU quanto nas normativas nacionais e estaduais sobre o tema, investigando, em particular, a experiência da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O estudo analisa as discrepâncias entre o discurso e a prática institucional no que se refere à promoção e valorização dos direitos humanos. Além disso, propõe um desenho de pesquisa e uma discussão teórica que podem ser aplicados ao estudo de diversas instituições de ensino, como escolas e universidades. Conclui-se que o avanço nessa área deve seguir uma perspectiva decolonial e uma educação emancipatória freiriana, na qual o indivíduo oprimido desenvolva uma consciência crítica, libertando-se das estruturas opressoras e tornando-se autor de sua própria trajetória.</p>2024-10-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação Científica em Relações Internacionais