Foco e Escopo

A revista LiteralMENTE é uma publicação eletrônica semestral (com edições em julho e dezembro) vinculada ao LIGEPSI - Grupo de Pesquisa Literatura, Gênero e Psicanálise da Universidade Federal da Paraíba. Publica artigos, ensaios e traduções em dossiês temáticos que contemplam a interlocução da Literatura, do Cinema, das Artes Plásticas e da Música com a Psicanálise, com a Psicologia Analítica e com a Psicopatologia, de forma a vislumbrar nas manifestações artísticas o processo de subjetivação do ser humano, o mal-estar inerente à sua constituição e os reflexos do seu itinerário na cultura.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Após o recebimento de uma trabalho, a Editoria e/ou a Conselho Editorial realiza uma avaliação preliminar para verificar se o mesmo está em acordo com o Escopo/Foco da revista e em conformidade com as Diretrizes para Autores. Estando em conformidade, o trabalho é encaminhado a, pelo menos, dois pareceristas entre os membros do Conselho Editorial ou entre consultores da comunidade acadêmica/científica especializados na temática.

No processo de avaliação pelos pares, as identidades dos avaliadores e dos autores são ocultadas de ambas as partes. Os resultados das avaliações podem ser: “aceito”, “aceito com modificações” e “rejeitado”. Os avaliadores observarão os seguintes critérios:
 
✎ Originalidade e contribuição em relação ao foto temático da Revista LiteralMENTE;
✎ Adequação do título, resumo e palavras–chave ao conteúdo;
✎ Relevância e novidade do tema abordado;
✎ Clareza do tema e dos objetivos;
✎ Qualidade da escrita, fluidez e organização estrutural do trabalho, e clareza dos argumentos;
✎ Consistência e pertinência das referências utilizadas.

A leitura cega do conteúdo pelos pares privilegia o anonimato dos autores e dos pareceristas com o objetivo de garantir a recomendação de publicação a mais imparcial possível, baseando-se, sobretudo, na mensuração da qualidade do texto avaliado. Realizada a avaliação, a Editoria e/ou a Comissão entra em contato com o autor, encaminhando a decisão.

Em caso de aceite para publicação, o autor deve proceder eventuais ajustes, a partir das recomendações dos pareceristas, enviando as versões seguintes dentro do prazo hábil para continuidade do cronograma. A aceitação final para publicação do texto fica condicionada à efetivação dos ajustes e à averiguação final, pela Editoria e/ou Conselho Editorial, do cumprimento integral das normas, das recomendações e dos processos de avaliação emitidos pela LiteralMENTE.