À sombra da morte

a configuração do crescimento psíquico da protagonista de O Quarto Fechado

Autores

Palavras-chave:

Psicologia Analítica, Morte, Individuação

Resumo

Instaurando uma narrativa ontológica que perscruta as transgressões da alma feminina, Lya Luft, ao apresentar protagonistas em pleno processo de individuação, evidencia alguns reflexos da face oculta da psique feminina. Considerando esse traço peculiar de sua produção, pretendemos, neste trabalho, mostrar como, em O quarto fechado (2004), ocorre o processo de individuação de Renata, a protagonista do referido romance. Como instrumento indispensável de leitura, recorreremos à contribuição da psicologia analítica jungiana, a qual nos permitiu compreender a obra em estudo como uma trama de caráter sombrio em que a Morte, personagem central, é a responsável pela imersão de Renata no mundo escuro de seu ser onde Sombra e Persona, dois dos arquétipos – que, frequentemente, mais influenciam o ego –, são postos em relevo, em um embate psíquico que indica a iminência do processo de individuação da protagonista ao final do qual Renata aprendeu a transformar o inconsciente em consciente e a superar as sensações de vazio, medo, depressão e fragilidade que tanto a atormentavam. Em síntese, todo esse processo de autoconhecimento lhe permitiu adquirir uma maior consciência e maturidade responsáveis pelo equilíbrio e pela resolução de seus conflitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Medeiros da Silva, Universidade Estadual da Paraíba

Doutor em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2011), mestre em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (2006), especialista em Literatura e Estudos Culturais (2005) e graduado em Letras (2004) pela Universidade Estadual da Paraíba. Nessa instituição, atua no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e no de Literatura e Interculturalidade, assim como no curso de Letras da cidade de Monteiro, onde foi coordenador de curso, diretor de centro e coordenador de área do PIBID-Língua Portuguesa (2013-2020). Atualmente, é coordenador de área do Programa de Residência Pedagógica no curso de Letras/Língua Portuguesa na cidade de Monteiro. Desenvolve pesquisas voltadas para os seguintes temas: mulher e literatura, escritoras oitocentistas, literaturas não-canônicas, representações de gênero e de sexualidades, ensino de literatura, formação de leitores e formação de professores.

Downloads

Publicado

2023-03-16

Como Citar

Silva, M. M. da. (2023). À sombra da morte: a configuração do crescimento psíquico da protagonista de O Quarto Fechado. Revista LiteralMENTE, 2(2), 32–45. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rl/article/view/65477

Edição

Seção

Dossiê - Eclosões do desespero na Literatura

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)