Triangulações objetais; enlaces fantasísticos

as arquiteturas perversas de Vênus nos flancos literários

Autores

  • Sílvio Tony Santos de Oliveira Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Literatura, Sexualidade, Psicanálise, Pulsão

Resumo

No século XIX, a sexualidade humana, por meio de seus múltiplos prismas, passa a ser catalogada pelos registros psiquiátricos; os quais atribuíam às práticas sexuais divergentes do intuito da reprodução, o rótulo de patologias neurológicas, que afetavam não apenas o corpo, mas, também, a conduta moral dos seus praticantes como bem nos explana Laqueur (2011). Nesse cenário, as condutas desviantes de Eros são concebidas como per -versões ou perverter, inverter a lógica da normalidade, transgredindo o campo da considerada sanidade mental. No entanto, com postulações de Sigmund Freud (1856-1939), a sexualidade humana passa a ser vislumbrada a partir de uma plasticidade performática que se imbrica com os limiares das primeiras experiencias eróticas vivenciadas no período pueril. Logo, por meio das interlocuções entre Literatura e Psicanálise, propomo-nos a desenvolver uma leitura freudiana da obra A vênus de quinze anos (1897), de Algernon Charles Swinburne (1837-1909). No corpus, os personagens Archer e Eva Letchford compõem um trio amoroso com Flossie, uma jovem de quinze anos, que passa a comandar, a partir de suas visionices eróticas, as condutas sexuais vivenciadas no relacionamento. Em meio a uma narrativa atrativa tomada pela luxuria e gozo, é possível observamos aspectos que se confrontam com os valores puritanos da época vitoriana, outorgando, assim, à Flossie, uma feminilidade subversiva e transgressora. Alguns questionamentos norteiam nossa pesquisa: quais resquícios da sexualidade infantil reverberam em Flossie e em suas relações objetais na fase adulta? Como Archer e Eva passam a se assujeitar aos deleites sexuais de Flossie?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sílvio Tony Santos de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Letras (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal da Paraíba (2016). Mestrado em Literatura pela Universidade Federal da Paraíba (2019). Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba e professor da rede pública de ensino. Pesquisador do grupo LIGEPSI - Literatura, Gênero e Psicanálise.

Downloads

Publicado

2023-03-16

Como Citar

Oliveira, S. T. S. de. (2023). Triangulações objetais; enlaces fantasísticos: as arquiteturas perversas de Vênus nos flancos literários. Revista LiteralMENTE, 2(2), 59–72. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rl/article/view/65705

Edição

Seção

Dossiê - Eclosões do desespero na Literatura