MINHA TRAJETÓRIA DE PESQUISA NO DOUTORADO ACERCA DA BELETRISTA E EDUCADORA CEARENSE FRANCISCA CLOTILDE

Autores

  • Gildênia Moura de Araújo Almeida Secretaria da Educação do Ceará - SEDUC

Palavras-chave:

Educação, Literatura, Mulheres, Biografia Modal, Francisca Clotilde

Resumo

O presente trabalho é um relato de experiência titulado MINHA TRAJETÓRIA DE PESQUISA NO DOUTORADO ACERCA DA BELETRISTA E EDUCADORA CEARENSE FRANCISCA CLOTILDE fruto da minha pesquisa de Doutorado Mulheres Beletristas e Educadoras: Francisca Clotilde na Sociedade Cearense – de 1862 a 1935 em que realizei estudo sobre as mulheres literatas e professoras no Ceará provinciano, tendo como protagonista a escritora e educadora Francisca Clotilde (ou F. Clotilde). Construí um estudo de história social e educacional partindo da história de uma personalidade. Com a Biografia Modal de Francisca Clotilde teremos um estudo do período que ela viveu, conhecendo a sociedade desde seus antepassados, seu meio familiar e social. Utilizamos fontes primárias obtidas em arquivo (público ou particular), fontes secundárias e também obras literárias, porque essas nos dão uma demonstração de como seria um cotidiano de uma instituição, o dia a dia escolar. Para a construção do trabalho foi necessário pesquisar em jornais da época, documentos da instrução pública, diário íntimo, obras literárias escritas por F. Clotilde e em obras acadêmicas sobre Francisca Clotilde, considerada pioneira com o tema do divórcio na Literatura (com a obra A Divorciada) e na Educação no Ceará, por ser a primeira mulher a lecionar na Escola Normal da capital. A biografia, apesar de ser um gênero literário de não ficção, por muito tempo não foi considerada como fonte segura no âmbito da historiografia, porém com o passar do tempo essa visão sofreu modificações, passando a suscitar interesse, não só pelo público leitor, como também pelos cientistas nos órgãos de comunicação social e de história. Relatamos sobre a história da mulher no meio da intelectualidade masculina, procurando seu espaço na literatura e na educação, assim realizamos um resgate da história das mulheres beletristas e educadoras no Ceará e suas contribuições para o universo intelectual cearense.

Palavras-chave: Educação, Literatura, Mulheres, Biografia Modal, Francisca Clotilde 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gildênia Moura de Araújo Almeida, Secretaria da Educação do Ceará - SEDUC

Pós-Doutorado em História da Educação (Universidade Federal da Paraíba – UFPB) e Pós-Doutorado em Letras Literatura (Universidade Federal do Ceará – UFC); Doutorado em Educação Brasileira (UFC); Mestrado em Letras (UFC); Especialização em Literatura Brasileira (Universidade Estadual do Ceará – UECE); Especialização em Administração Escolar (Universidade Salgado Oliveira – UNIVERSO); e graduação Letras (UFC) e Pedagogia (Universidade Paulista – UNIP). Professora aposentada da Rede Pública Municipal de Maracanaú e em exercício na Rede Estadual do Ceará – SEDUC/CREDE1. Tutora da Universidade Aberta do Brasil (UAB – UFC Virtual e UECE EaD) e Professora Formadora do curso de Pedagogia PARFOR/UFC. Tem publicações em livros acadêmicos e literários.

Downloads

Publicado

2024-03-08

Como Citar

Almeida, G. M. de A. (2024). MINHA TRAJETÓRIA DE PESQUISA NO DOUTORADO ACERCA DA BELETRISTA E EDUCADORA CEARENSE FRANCISCA CLOTILDE. Revista LiteralMENTE, 4(Especial), 237–246. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rl/article/view/68877