UM SINGULAR NINHO DE AMOR, O CASAMENTO
O TÂNATOS DEBRUÇADO EM O TRAVESSEIRO DE PENAS, DE HORÁCIO QUIROGA
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2764-4251.2025.n1.74450Palavras-chave:
amor, psique, pulsõesResumo
As tragédias shakespearianas – Hamlet, Otelo e Romeu e Julieta – ilustram como o amor é um potente combustível para despertar os mais emblemáticos sentimentos na psique humana. Esse pressuposto também é encontrado no conto fantástico “O Travesseiro de Penas”, do escritor uruguaio Horácio Quiroga, que narra a história de dois jovens recém-casados que tiveram um fim trágico em tão pouco tempo, expondo o quão dilacerante torna-se o amor ao ter suas expectativas frustradas. Tendo isso em vista, este trabalho propõe-se analisar a obra O travesseiro de Penas por uma perspectiva psicanalítica, baseando-se na Teoria das Pulsões – de Vida (Eros) e de Morte (Tânatos) – desenvolvida por Sigmund Freud, em seu texto Além do Princípio do Prazer (1920), e apresentar como essa perpassa o terror na narrativa. Desse modo, as discussões expostas percorrerão as origens do casamento como expressão do amor, as teorias sobre a narrativa fantástica e as contribuições freudianas para a compreensão da obra.
Downloads
Referências
AGUIAR, C. Narrativas e espaços ficcionais: uma introdução. São Paulo: Editora Mackenzie, 2017.
ALMEIDA, T. de. O percurso do amor romântico e do casamento através das eras. 2008. Disponível em: https://www.academia.edu/1020482/O_percurso_do_amor_rom%C3%A2ntico_e_do_casamento_atrav%C3%A9s_das_eras. Acesso em 14 de mai. 2025.
AZEVEDO, A. V. Comentários ao Código Civil. v. 19. São Paulo: Saraiva, 2003.
BARBIERI, C. Arquitetura literária: sobre a composição do espaço narrativo. In: BORGES FILHO, O.; BARBOSA, S. (Orgs.). Poéticas do espaço literário. São Carlos: Claraluz, p. 105-125, 2009.
BÍBLIA. A Bíblia Sagrada, contendo o Velho e o Novo Testamento. Tradução João Ferreira de Almeida: revista e corrigida. Várzea Paulista – SP: Casa Publicadora Paulista, 2015.
CAMARANI, A. L. S. A literatura fantástica: caminhos teóricos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014. Disponível em: https://www.fclar.unesp.br/Home/Instituicao/Administracao/DivisaoTecnicaAcademica/ApoioaoEnsino/LaboratorioEditorial/colecao-letras-n9.pdf. Acesso em: 20 abr. 2025.
CARVALHO, J. R. O FANTÁSTICO NO GÊNERO CONTO DE TERROR. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 35, n. 1, p. 213–229, 2021. DOI: 10.47250/intrell.v35i1.15701. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/15701. Acesso em: 21 abr. 2025.
FREUD, S. Além do Princípio do Prazer. Rio Grande do Sul: L&PM, 2024.
FREUD, S. Pulsões e seus destinos. Minas Gerais: Autêntica, 2013.
GONDIM, L. C.; MANCILHA G. L. O CASAMENTO JUDEU: RITUAIS, CRENÇAS E SIGNIFICADOS. Revista Hermenêutica (descontinuada), [S. l.], v. 12, n. 2, p. 71-84, 2012. Disponível em: https://adventista.emnuvens.com.br/hermeneutica/article/view/272. Acesso em: 21 mai. 2025.
Horacio Quiroga: vida, obras, doença e morte. Disponível em: https://humanidades.com/br/horacio-quiroga/. Acesso em: 20 abr. 2025.
LACAN, J (1972-1973). Encore. Rio de Janeiro: Escola Letra Freudiana, 2010.
LACAN, J (1974-1975). Seminario 22. Buenos Aires: Mayeutica, 1974.
QUIROGA, H. O travesseiro de penas. Disponível em: https://revistamacondo.wordpress.com/2013/04/26/conto-o-travesseiro-de-penas-horacio-quiroga/. Acesso em: 25 mar. 2025.
TODOROV, T. Introdução à literatura fantástica. 1980. Versão brasileira DIGITAL SOURCE. Disponível em: https://www.academia.edu/4176799/Tzvetan_Todorov_Introducao_a_literatura_Fantastica. Acesso em: 05 jun. 2025.
VICENTIN, E. C.; ALMEIDA, R. M. de. PULSÕES DE VIDA, PULSÕES DE MORTE E COMPULSÃO À REPETIÇÃO. Helleniká - Revista Cultural, Curitiba, FASBAM, v. 1, n. 1, p. 55-68, 2019. Disponível em: https://fasbam.edu.br/pesquisa/periodicos/index.php/hellenika/article/view/72. Acesso em: 05 jun. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Eliémily da Silva Felizardo, Hermano de França Rodrigues

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.







