DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS EM ALUNOS DE ENGENHARIA: ESTUDO DE EMPRESA JÚNIOR COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO TEORIA - PRÁTICA

Autores

  • Robson Arruda dos Santos

Palavras-chave:

Educação em Engenharia, Empresa Júnior, Integração Universidade-Empresa

Resumo

A relação entre universidade e o setor produtivo está sendo amplamente discutida, visto a necessidade de interação entre o conhecimento acadêmico e sua aplicação prática. Os cursos de engenharia possuem uma carga horária teórica grande e poucos instrumentos de aplicação práticos. Além de projetos de pesquisa, extensão, monitoria, as empresas juniores (EJ) são vistas como atividades complementares pelo parecer CNE/CES 1.362/2001, que discorre das diretrizes curriculares nacionais dos cursos de engenharia. O trabalho apresenta uma pesquisa realizada no âmbito da EJ de Engenharia Civil da UFPB, onde se procurou analisar o perfil do aluno ingressante nesta empresa, as competências que serão desenvolvidas durante seu trabalho, bem como perfil do estudante egresso da EJ. Para tanto, foram consultados o Estatuto Social da empresa, Edital de Seleção, tipos de serviços prestados, dentre outros, para servir de base para análise da atuação da EJ no curso. Os resultados mais expressivos relacionados às EJ’s tratam da atuação dos alunos em diversos projetos, colocando-os em contato com o mundo profissional ainda durante o curso de graduação. Por fim, foi constada a eficiência da EJ como ferramenta de integração teoria – prática, visto sua estrutura organizacional gerida pelos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

03.09.2012

Como Citar

DOS SANTOS, R. A. DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS EM ALUNOS DE ENGENHARIA: ESTUDO DE EMPRESA JÚNIOR COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO TEORIA - PRÁTICA. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 2, n. 3, p. p. 3–13, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/11945. Acesso em: 26 abr. 2024.