UM ÚNICO ESPAÇO ESCOLAR E DUAS REALIDADES DIFERENTES DE ENSINO: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA SITUAÇÃO DA MODALIDADE REGULAR E DA EJA NO MUNICÍPIO DE FORMOSA, GOIÁS

Autores

  • Rodrigo Capelle Suess Universidade Estadual de Goiás
  • Rafael Gonçalves Bezerra Intituto Federal de Goiás
  • Hugo de Carvalho Sobrinho Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Profissão Docente, Políticas Públicas, Desafios, Adaptação.

Resumo

Ao lançar de mão de uma abordagem qualitativa, através de observações e entrevistas, o artigo ora exposto tem um intuito de suscitar um debate e possibilitar novas reflexões sobre as múltiplas funcionalidades que a escola, enquanto espaço escolar uno acaba exercendo nas relações escolares. Foram alvos de estudo duas modalidades de educação realizadas com realidades distintas num mesmo espaço escolar, o Ensino Fundamental na modalidade Regular e na EJA. Os principais resultados encontrados apontam para uma precarização do ensino. O piso salarial do magistério não está sendo cumprido pelo Poder Público, os docentes, os quais são levados a ministrar aulas em que não possuem formação, são investidos em caráter de polivalência. O alunado do Ensino Fundamental não dispõe de tempo para recreação; já os estudantes da EJA têm sequer o direito de ler um livro, pois a biblioteca da escola não faz empréstimos de livros a alunos deste segmento. A partir da realização deste estudo na realidade que se encontra mergulhada a educação, foi possível perceber que são inúmeros os desafios a serem superados e que o panorama encontrado servirá de alerta para pensarmos e repensarmos a qualidade de ensino ofertada para o público alvo de ambas as modalidades de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

16.03.2014

Como Citar

SUESS, R. C.; BEZERRA, R. G.; SOBRINHO, H. de C. UM ÚNICO ESPAÇO ESCOLAR E DUAS REALIDADES DIFERENTES DE ENSINO: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA SITUAÇÃO DA MODALIDADE REGULAR E DA EJA NO MUNICÍPIO DE FORMOSA, GOIÁS. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 214–229, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/15861. Acesso em: 21 dez. 2024.