FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EJA: DA LÓGICA DAS COMPETÊNCIAS À FORMAÇÃO HUMANA OMNILATERAL
Palavras-chave:
Educação de jovens e adultos, Formação de professores, Trabalho, OmnilateralidadeResumo
Este texto é um convite à reflexão acerca da formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos/EJA. A análise do contexto atual da EJA e a compreensão da realidade dos educandos dessa modalidade, a sobrevivência essencialmente da força do seu próprio trabalho e as várias implicações advindas dessa relação imposta pela sociedade capitalista, revela a importância do diálogo da EJA com o trabalho. Nesse sentido, pensar na formação de professores de EJA a partir da concepção emancipatória da educação implica em trilhar caminhos que possa romper com a lógica das competências, política neoliberal e aprofundar na formação humana, omnilateral de abordagem Gramsciana, em que a formação da cultura geral não pode estar distante da formação para o trabalho.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
14.06.2013
Como Citar
COSTA, C. B.; ZARATIM, J. R. FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EJA: DA LÓGICA DAS COMPETÊNCIAS À FORMAÇÃO HUMANA OMNILATERAL. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 175–189, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/16172. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos