CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA EDUCACIONAL: CONCEPÇÕES DOS EDUCADORES SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNCÍPIO DE FORMOSA- GOIÁS

Autores

  • Hugo de Carvalho Sobrinho Universidade Estadual de Goiás
  • Gislaine Maria de Carvalho Sobrinho Universidade Estadual de Goiás
  • Denise Regina Costa da Silva Universidade Católica de Brasília

Palavras-chave:

Inclusão educacional, Investimentos, Capacitação do Professor.

Resumo

A comunicação constitui uma das principais barreiras para a inclusão no ensino regular, pela própria dificuldade de interagir com o objeto de aprendizagem, com o professor e os próprios colegas. Dentre os avanços que a educação deve ter em relação à inclusão, o mais importante refere-se ao recurso humano. Os avanços que a educação vem alcançando trazem oportunidade para que a escola seja capaz de cumprir sua função de inclusão social e educacional. A proposta dessa pesquisa é averiguar através do professor, em situação real de sala de aula, como anda a atuação dessa modalidade de educação e os principais problemas que dificultam a inclusão em classes de ensino regular. Para alcançar esse objetivo, adotou-se como recurso a pesquisa descritiva e qualitativa, envolvendo duas escolas, tendo como amostra 30 professores. Detectar as dificuldades encontradas pelo professor e pelo aluno para subsidiar novas possibilidades de aprendizagem é de fundamental importância. Observou-se que o principal problema enfrentado para a consolidação da inclusão está relacionado à falta de capacitação profissional, como também, uma infraestrutura deficiente. Os dados obtidos nesta pesquisa possibilitaram uma visão crítica em relação e efetivação da proposta inclusiva, além de detectar os esforços dos docentes para sua concretização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gislaine Maria de Carvalho Sobrinho, Universidade Estadual de Goiás

Pós-Graduada em Metodologia do Ensino Fundamental pela Universidade Federal de Goiás - UFG

Denise Regina Costa da Silva, Universidade Católica de Brasília

Pós-Graduada em Metodologia do Ensino Fundamental pela Universidade Federal de Goiás - UFG

Referências

ARAÚJO, K. S. S; HETKOWSKI, T. M. Educação Inclusiva: O direito. Construir Notícias, 2005.

BRASIL. Ministério da educação. Secretaria de educação básica. Parâmetro básico de infraestrutura para instituições de educação infantil. Encorte I. Brasília: MEC, SEB, 2006.

BRASIL. Ministério da educação. Diretrizes nacionais para educação especial na educação básica. Secretaria de educação especial. MEC; SEESP, 2001

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Lei Nº. 7.853, de 24 de outubro de 1989.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar um projeto de pesquisa. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GRACINDO, R.V. Sistemas municipais de ensino: limites e possibilidades. In. BRZEZINSKI (ORG.). -2. Ed. – São Paulo: Cortez, 2008.

MARSIGLIA, G.M.R. Orientações Básicas para a Pesquisa. Disponível em www.fnepas.org.br Acesso Outubro 2012.

MITTLER, Peter. Educação inclusiva- Contextos sociais. Porto Alegre; Editora Artimed, 2000.

PORTO, M. D; OLIVEIRA, M. D. M. Educação inclusiva: Concepções e práticas na perspectiva de professores. Brasília: Editora Aplicada, 2010.

SALLES, H.M.M. L; FAULSTICH, E; CARVALHO, O.L; RAMOS, A.A.L. Ensino de Língua Portuguesa para Surdos. Vol. 1 - caminhos para a prática pedagógica, Programa Nacional de Apoio à Educação dos Surdos, 2004.

SASSAKI, R. K. Construindo uma sociedade para todos. Ed. WVA, Rio de Janeiro. 174.1997.

Publicado

03.03.2014

Como Citar

CARVALHO SOBRINHO, H. de; CARVALHO SOBRINHO, G. M. de; SILVA, D. R. C. da. CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA EDUCACIONAL: CONCEPÇÕES DOS EDUCADORES SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNCÍPIO DE FORMOSA- GOIÁS. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 4, n. 8, p. 5–17, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/16380. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Formação de Professores e Práticas Pedagógicas