CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA EDUCACIONAL: CONCEPÇÕES DOS EDUCADORES SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNCÍPIO DE FORMOSA- GOIÁS

Autores

  • Hugo de Carvalho Sobrinho Universidade Estadual de Goiás
  • Gislaine Maria de Carvalho Sobrinho Universidade Estadual de Goiás
  • Denise Regina Costa da Silva Universidade Católica de Brasília

Palavras-chave:

Inclusão educacional, Investimentos, Capacitação do Professor.

Resumo

A comunicação constitui uma das principais barreiras para a inclusão no ensino regular, pela própria dificuldade de interagir com o objeto de aprendizagem, com o professor e os próprios colegas. Dentre os avanços que a educação deve ter em relação à inclusão, o mais importante refere-se ao recurso humano. Os avanços que a educação vem alcançando trazem oportunidade para que a escola seja capaz de cumprir sua função de inclusão social e educacional. A proposta dessa pesquisa é averiguar através do professor, em situação real de sala de aula, como anda a atuação dessa modalidade de educação e os principais problemas que dificultam a inclusão em classes de ensino regular. Para alcançar esse objetivo, adotou-se como recurso a pesquisa descritiva e qualitativa, envolvendo duas escolas, tendo como amostra 30 professores. Detectar as dificuldades encontradas pelo professor e pelo aluno para subsidiar novas possibilidades de aprendizagem é de fundamental importância. Observou-se que o principal problema enfrentado para a consolidação da inclusão está relacionado à falta de capacitação profissional, como também, uma infraestrutura deficiente. Os dados obtidos nesta pesquisa possibilitaram uma visão crítica em relação e efetivação da proposta inclusiva, além de detectar os esforços dos docentes para sua concretização.

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Biografia do Autor

Gislaine Maria de Carvalho Sobrinho, Universidade Estadual de Goiás

Pós-Graduada em Metodologia do Ensino Fundamental pela Universidade Federal de Goiás - UFG

Denise Regina Costa da Silva, Universidade Católica de Brasília

Pós-Graduada em Metodologia do Ensino Fundamental pela Universidade Federal de Goiás - UFG

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Publicado

03.03.2014

Como Citar

CARVALHO SOBRINHO, H. de; CARVALHO SOBRINHO, G. M. de; SILVA, D. R. C. da. CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA EDUCACIONAL: CONCEPÇÕES DOS EDUCADORES SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNCÍPIO DE FORMOSA- GOIÁS. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 4, n. 8, p. 5–17, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/16380. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Formação de Professores e Práticas Pedagógicas