O MÉTODO SON-RISE E O ENSINO DE CRIANÇAS AUTISTAS

Autores

  • Vânia dos Santos Mesquita Universidade do Vale do Sapucaí
  • Camila Christine Pereira de Campos FAI- Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação/MG.
  • Camila Christine Pereira de Campos FAI- Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação/MG.

Palavras-chave:

Programa Son-Rise, análise de conteúdo, ensino.

Resumo

Resumo O objetivo da pesquisa foi estudar a aplicação do Programa Son-Rise na educação de crianças autistas. Para tanto foi realizada a Análise de Conteúdo do filme Meu filho, meu mundo, uma produção cinematográfica norte-americana que tem como objeto o comportamento do espectro autista. O estudo se inicia a partir da necessidade de se conhecer mais sobre autismo e verificar as possibilidades de melhoria da qualidade de métodos educativos específicos como recurso para evolução sócio-educativa. Os resultados do presente estudo mostraram que o Programa Son-Rise pode ser importante para ensinar crianças com Transtorno do Espectro Autista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vânia dos Santos Mesquita, Universidade do Vale do Sapucaí

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Graduada em Pedagogia e em Comunicação Social-Habilitação Jornalismo na Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). É docente da Univás há 20 anos e atua nos cursos de Pedagogia e Jornalismo.

Camila Christine Pereira de Campos, FAI- Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação/MG.

Pedagoga pela Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). Pós-graduanda em Psicopedagogia Institucional pela FAI- Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação.

Camila Christine Pereira de Campos, FAI- Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação/MG.

Pedagoga pela Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). Pós-graduanda em Psicopedagogia Institucional pela FAI- Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Trad. Luis Antero Reto e Augusto Pinheiro, Lisboa: Edições 70 Lda, 1995.

CAVALCANTI, Ana Elizabeth; ROCHA, Paulina Schmidtbauer. Autismo: construções e desconstruções. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001. (Coleção clínica psicanalítica).

FERRARI, Pierre. Autismo infantil: o que é e como tratar. São Paulo: Paulinas, 2007.

FITZGERALD, Sean. Incorporando as estratégias do estivo responsivo na escola. Disponível em: <http://www.inspiradospeloautismo.com.br/3/10/10.html>. Acesso em 28 jun. 2011.

FONSECA, Geórgia. Você sabe o que é homeopatia? Revista Autismo: informação gerando ação. São Paulo. nº 1, p. 18-19, abril, 2011.

Meu filho, meu mundo. Dir.Glenn Jordan. EUA, 1979.

NOGUEIRA, Tânia. Um novo olhar sobre o autismo. Revista Época, São Paulo: Globo, nº 473, 2007. Disponível em: <http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG77644-8055-473-1,00.html>. Acesso em 27 dez. 2011.

SANTIAGO, Juliana Alves; TOLEZANI, Mariana. Encorajando a criança a desenvolver habilidades sociais no Programa Son-Rise, Revista Autismo: informação gerando ação, São Paulo, ano 1, v. 1, p. 14-16, abril de 2011.

SCARAMUZZI, Ludimila Badolato. Autismo: a luta das mães contra o desconhecido. Projeto experimental, modalidade livro-reportagem, Campinas: PUC, 2003.

SCHWARTZMAN, José Salomão. Autismo e outros transtornos do espectro autista.

Revista Autismo: informação gerando ação, São Paulo, v. 0, p. 6-7, setembro de 2010.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico, 23ª ed., São Paulo: Cortez, 2007.

SUSSMAN, Fern. Mais do que palavras, Toronto: The Hanen Centre, 5ª impressão, 1/2004. Disponível em: < http://autismo-licaodevida.blogspot.com.br/p/downloads.html>Acesso em: 09de dezembro de 2011.

TOLEZANI, Mariana. Son-Rise uma abordagem inovadora. Revista Autismo: informação gerando ação, São Paulo, ano 1, nº 0, p. 8-10, setembro de 2010.

Downloads

Publicado

15.11.2013

Como Citar

MESQUITA, V. dos S.; DE CAMPOS, C. C. P.; DE CAMPOS, C. C. P. O MÉTODO SON-RISE E O ENSINO DE CRIANÇAS AUTISTAS. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 87–104, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/16975. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Temas Diversos em Educação