ENSINO AGRÍCOLA E FORMAÇÃO DISCIPLINAR PARA MENINOS: ASPECTOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PATRONATO AGRÍCOLA “VIDAL DE NEGREIROS” EM BANANEIRAS/PB (1924-1934)
Palavras-chave:
Ensino profissional, História das Instituições Educativas, Formação moralResumo
Este estudo tem o propósito de compreender as interfaces da política educacional republicana no início do século XX, mediante a institucionalização do Patronato Agrícola de Bananeiras/PB, criado em 1920 e inaugurado em 1924, conferindo-lhe uma identidade histórica. Visa problematizar a cultura escolar imprimida nesta instituição criada e pensada para a formação moral e profissional do sexo masculino no período de 1924 a 1934. Discute as transformações econômicas e sócio-políticas em que surgiu o ensino profissional no Brasil. Reflete as práticas educativas que impactaram os processos de formação da moral, intelectual e a qualificação profissional para o setor rural nesta instituição. A reconstituição histórica se fundamenta nos princípios da história das instituições educativas, a partir da análise dos testemunhos e registros das práticas educativas, sociais e culturais, bem como as fontes históricas são analisadas à luz da nova história cultural. Assim sendo, adotou-se como categoria de análise histórica a cultura escolar para compreender as regras do Patronato Agrícola difusas na própria distribuição do espaço onde se desenvolviam as atividades pedagógicas no cotidiano institucional.Downloads
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Publicado
04.12.2013
Como Citar
AQUINO, L. C. de. ENSINO AGRÍCOLA E FORMAÇÃO DISCIPLINAR PARA MENINOS: ASPECTOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PATRONATO AGRÍCOLA “VIDAL DE NEGREIROS” EM BANANEIRAS/PB (1924-1934). Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 164–178, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/17398. Acesso em: 21 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos - Temas Diversos em Educação