A SALA DE AULA DA EJA COMO AMBIENTE DE INTERAÇÕES: uma experiência com adolescentes em processo de ressocialização em Fortaleza-Ce
Palavras-chave:
Educação, Formação, AdolescentesResumo
O presente texto traz para o debate uma reflexão acerca de ações docentes, do licenciado em Pedagogia, numa experiência docente de EJA, no Centro Educacional Dom Bosco, na cidade de Fortaleza, junto a um grupo de adolescentes em processo de ressocialização, para aquisição da leitura e da escrita. Em síntese, buscamos averiguar se esses jovens realmente são alfabetizados e como ocorre o processo de alfabetização, focando nas práticas de leitura e escrita. No primeiro momento foi feito um levantamento bibliográfico e no segundo momento foi realizado um trabalho de campo por meio de quatro visitas à unidade socioeducativa. Na relação da formação em Pedagogia para educação formal e a possibilidade de trabalho em ambientes educacionais não escolares. Hoje o pedagogo não atua somente em escola regular, existem diversos outros espaços de atuação, dentre eles podemos destacar: hospitais, presídios, ONG e centros educativos para cumprimento de medidas socioeducativas. Se a universidade não preparar os futuros docentes para os vários espaços escolares e não escolares onde se atue pedagogicamente, a formação tende a apresentar falhas. Ao finalizar este trabalho, percebemos que se tem muito que avançar com relação às práticas de leitura e escrita nas medidas socioeducativas. É um universo desconhecido, que passa despercebida durante a graduação do pedagogo. É um fato tão preponderante, que a maioria dos pedagogos desconhece esse espaço de atuação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
29.11.2014
Como Citar
CHAVES, F. M.; OLIVEIRA, R. L. S. de; ANDRADE, F. A. de. A SALA DE AULA DA EJA COMO AMBIENTE DE INTERAÇÕES: uma experiência com adolescentes em processo de ressocialização em Fortaleza-Ce. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 73–92, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/21669. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos