REFLEXÕES SOBRE A METODOLOGIA UTILIZADA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ENTRE O REAL E O IDEAL

Autores

  • Marcélia Amorim Cardoso FABEL - Faculdade de Belford-Roxo
  • Elizabete dos Santos Lima Cavalcante FACULDADE DE BELFORD-ROXO- FABEL

Palavras-chave:

Metodologia, Educação de Jovens e Adultos, Formação Docente,

Resumo

O presente artigo se volta para uma análise reflexiva sobre a proposta pedagógica utilizada na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A motivação surgiu durante a realização do estágio supervisionado exigido no currículo do curso de Formação de Professores sendo retomado durante a disciplina Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos. Apresenta uma revisão bibliográfica em torno da temática no intuito de identificar quais as necessidades específicas dos alunos, compreender se as práticas educativas utilizadas na EJA são adequadas e qual a melhor metodologia a ser aplicada. Foram analisados: o livro didático da turma em que se realizou o estágio, as legislações para essa modalidade, documentos do MEC inerentes a EJA, obras de Paulo Freire e vídeos produzidos por grupos interessados pela educação de Adultos, além da experiência proporcionada pelo estágio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcélia Amorim Cardoso, FABEL - Faculdade de Belford-Roxo

Docente do curso de Pedagogia

Elizabete dos Santos Lima Cavalcante, FACULDADE DE BELFORD-ROXO- FABEL

Graduada em Pedagogia- FABEL - Faculdade de Belford-Roxo

Referências

BURIOLLA M. A. F. O estágio supervisionado. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 12ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

__________. A experiência do MOVA. SP/ Brasil. Ministério da Educação e Desporto. Instituto Paulo Freire; Organização de Moacir Gadotti. São Paulo, 1996.

__________. Pedagogia da Autonomia - saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

PAIVA, Vanilda P. História da educação popular no Brasil: educação popular e educação de adultos. 5º Ed. São Paulo: Loyola, Ibrades, 1987.

PORTO, Olívia. Psicopedagogia institucional. Rio de Janeiro: Wak, 2009.

SANTOS, Helena Maria dos. O estágio curricular na formação de professores: diversos olhares. Dissertação [Mestrado em Educação]. Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.

SAVIANI, Dermeval. Tendências Pedagógicas na Formação do Educador. Goiania: v. 5, n. 8, p. 63-69, jan./jun. 1981.

Textos digitais:

BARRETO, Vera (coord.). Alunas e alunos da EJA. Brasília: Ministério da Educação / Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD), 2006. Coleção Trabalhando com a Educação de Jovens e Adultos. Disponível em http://portal.mec.gov.br/secad/ Acesso em: 30/04/2014.

¬¬¬__________ Centro Popular de Cultura. A trajetória política de João Goulart. Centro de Pesquisa e Documentação da História Contemporânea do Brasil da FGV – CPDOC. Disponível em:

http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/Jango/artigos/NaPresidenciaRepublica/Centro_Popular_de_Cultura Acesso em: 12/06/2014

KROTH, Lídia Maria. Repetência e autoestima. São Paulo: nov. 2009. http://www.webartigos.com/artigos/autoestima-e-aprendizagem-na-educacao-de-jovens-e-adultos/97095/ Data do acesso:13/05/14.

Site Fórum de Educação de Jovens e Adultos: http://forumeja.org.br/rj/ Acesso em: 10/06/14

VICHESSI, Beatriz e DINIZ, Melissa. Prática adequada aos adultos. Nova Escola. São Paulo. N. 227, 2009. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/modalidades/pratica-adequada-adultos-alfabetizacao-eja-situacoes-didaticas-leitura-escrita-512029.shtm. Acesso em 30 de abr. 2014

Legislações e documentos oficiais:

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. (PROEJA).Brasília, agosto 2007.

BRASIL. Ministério da Educação Secretaria de Educação continuada, alfabetização e diversidade.Plano Nacional do Livro Didático PNLD- EJA 2011

BRASIL. Decreto nº 1.331-A, de 17 de Fevereiro de 1854 - Publicação Original - Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-1331-a-17-fevereiro-1854-590146-publicacaooriginal-115292-pe.html Acesso 22/06/14

BRASIL. Constituições Brasileiras. Senado Federal, Portal de Notícias Disponível em:http://www12.senado.gov.br/noticias/entenda-o-assunto/constituicoes-brasileiras acesso em 22/06/14

Programa Nacional do Livro Didático para Educação de Jovens e adultos – PNLD EJA http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17458&Itemid=817

Vídeos:

EJA- Educação para Jovens e Adultos TVENDO E APRENDENDO Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=n4vgDWEV97A Data do acesso em: 23/06/14

Alunos da EJA - Método Paulo Freire. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xi7U1FQAF4A data do acesso: 12/06/14.

Downloads

Publicado

14.03.2016

Como Citar

CARDOSO, M. A.; CAVALCANTE, E. dos S. L. REFLEXÕES SOBRE A METODOLOGIA UTILIZADA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ENTRE O REAL E O IDEAL. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 158–181, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/23979. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Educação Jovens e Adultos