REFLEXÕES SOBRE A METODOLOGIA UTILIZADA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ENTRE O REAL E O IDEAL

Autores

  • Marcélia Amorim Cardoso FABEL - Faculdade de Belford-Roxo
  • Elizabete dos Santos Lima Cavalcante FACULDADE DE BELFORD-ROXO- FABEL

Palavras-chave:

Metodologia, Educação de Jovens e Adultos, Formação Docente,

Resumo

O presente artigo se volta para uma análise reflexiva sobre a proposta pedagógica utilizada na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A motivação surgiu durante a realização do estágio supervisionado exigido no currículo do curso de Formação de Professores sendo retomado durante a disciplina Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos. Apresenta uma revisão bibliográfica em torno da temática no intuito de identificar quais as necessidades específicas dos alunos, compreender se as práticas educativas utilizadas na EJA são adequadas e qual a melhor metodologia a ser aplicada. Foram analisados: o livro didático da turma em que se realizou o estágio, as legislações para essa modalidade, documentos do MEC inerentes a EJA, obras de Paulo Freire e vídeos produzidos por grupos interessados pela educação de Adultos, além da experiência proporcionada pelo estágio.

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Biografia do Autor

Marcélia Amorim Cardoso, FABEL - Faculdade de Belford-Roxo

Docente do curso de Pedagogia

Elizabete dos Santos Lima Cavalcante, FACULDADE DE BELFORD-ROXO- FABEL

Graduada em Pedagogia- FABEL - Faculdade de Belford-Roxo

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Publicado

14.03.2016

Como Citar

CARDOSO, M. A.; CAVALCANTE, E. dos S. L. REFLEXÕES SOBRE A METODOLOGIA UTILIZADA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ENTRE O REAL E O IDEAL. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 158–181, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/23979. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Educação Jovens e Adultos