Desafios na Educação Inclusiva de crianças com necessidades especiais da etnia Tingui Botó do Estado de Alagoas
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-1451.2025v9n18.71362Resumo
A inclusão educacional visa garantir acesso equitativo à educação para todos, com foco especial nas comunidades indígenas e suas particularidades culturais, linguísticas e socioeconômicas. A inclusão de crianças com necessidades especiais nessas comunidades apresenta desafios únicos que exigem abordagens específicas. A pergunta da pesquisa parte, sobre quais são os principais obstáculos enfrentados na promoção da Educação Inclusiva na Educação Básica Indígena para alunos com necessidades especiais da etnia Tingui-Botó em Alagoas, Brasil?. Com o objetivo de identificar e analisar os desafios na promoção da Educação Inclusiva para alunos com necessidades especiais na etnia Tingui-Botó em Alagoas, com o intuito de contribuir para a elaboração de políticas educacionais mais eficazes e inclusivas. A pesquisa utilizou análise documental e relatos de experiência direta na escola indígena. Foram consultadas fontes como Google Acadêmico, Web of Science, PubMed, Periódicos CAPES e Scopus. Foram conduzidas entrevistas com a coordenadora da escola e o professor, abordando temas relacionados à educação escolar indígena e à educação especial e inclusiva. O estudo revelou desafios para a inclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas indígenas, destacando a necessidade de políticas educacionais mais adaptadas e eficazes que respeitem a diversidade cultural e as necessidades individuais. Assim, a inclusão educacional em comunidades indígenas é crucial, mas enfrenta desafios únicos que exigem políticas e práticas adaptadas.