Desafios na Educação Inclusiva de crianças com necessidades especiais da etnia Tingui Botó do Estado de Alagoas

Autores

  • Wellington Ricardo Felix UNEAL/CLIND - CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA EM PEDAGOGIA
  • Mariana Batista da Silva Curso de Licenciaturas Interculturais Indígenas de Alagoas, da Universidade Estadual de Alagoas – CLIND/UNEAL, Palmeira dos Índios, Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-1451.2025v9n18.71362

Resumo

A inclusão educacional visa garantir acesso equitativo à educação para todos, com foco especial nas comunidades indígenas e suas particularidades culturais, linguísticas e socioeconômicas. A inclusão de crianças com necessidades especiais nessas comunidades apresenta desafios únicos que exigem abordagens específicas. A pergunta da pesquisa parte, sobre quais são os principais obstáculos enfrentados na promoção da Educação Inclusiva na Educação Básica Indígena para alunos com necessidades especiais da etnia Tingui-Botó em Alagoas, Brasil?. Com o objetivo de identificar e analisar os desafios na promoção da Educação Inclusiva para alunos com necessidades especiais na etnia Tingui-Botó em Alagoas, com o intuito de contribuir para a elaboração de políticas educacionais mais eficazes e inclusivas. A pesquisa utilizou análise documental e relatos de experiência direta na escola indígena. Foram consultadas fontes como Google Acadêmico, Web of Science, PubMed, Periódicos CAPES e Scopus. Foram conduzidas entrevistas com a coordenadora da escola e o professor, abordando temas relacionados à educação escolar indígena e à educação especial e inclusiva. O estudo revelou desafios para a inclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas indígenas, destacando a necessidade de políticas educacionais mais adaptadas e eficazes que respeitem a diversidade cultural e as necessidades individuais. Assim, a inclusão educacional em comunidades indígenas é crucial, mas enfrenta desafios únicos que exigem políticas e práticas adaptadas.

 

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Biografia do Autor

Mariana Batista da Silva, Curso de Licenciaturas Interculturais Indígenas de Alagoas, da Universidade Estadual de Alagoas – CLIND/UNEAL, Palmeira dos Índios, Alagoas

A inclusão educacional visa garantir acesso equitativo à educação para todos, com foco especial nas comunidades indígenas e suas particularidades culturais, linguísticas e socioeconômicas. A inclusão de crianças com necessidades especiais nessas comunidades apresenta desafios únicos que exigem abordagens específicas. A pergunta da pesquisa parte, sobre quais são os principais obstáculos enfrentados na promoção da Educação Inclusiva na Educação Básica Indígena para alunos com necessidades especiais da etnia Tingui-Botó em Alagoas, Brasil?. Com o objetivo de identificar e analisar os desafios na promoção da Educação Inclusiva para alunos com necessidades especiais na etnia Tingui-Botó em Alagoas, com o intuito de contribuir para a elaboração de políticas educacionais mais eficazes e inclusivas. A pesquisa utilizou análise documental e relatos de experiência direta na escola indígena. Foram consultadas fontes como Google Acadêmico, Web of Science, PubMed, Periódicos CAPES e Scopus. Foram conduzidas entrevistas com a coordenadora da escola e o professor, abordando temas relacionados à educação escolar indígena e à educação especial e inclusiva. O estudo revelou desafios para a inclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas indígenas, destacando a necessidade de políticas educacionais mais adaptadas e eficazes que respeitem a diversidade cultural e as necessidades individuais. Assim, a inclusão educacional em comunidades indígenas é crucial, mas enfrenta desafios únicos que exigem políticas e práticas adaptadas.

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Publicado

30.06.2025

Como Citar

FELIX, Wellington Ricardo; SILVA, Mariana Batista da. Desafios na Educação Inclusiva de crianças com necessidades especiais da etnia Tingui Botó do Estado de Alagoas. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 27–38, 2025. DOI: 10.22478/ufpb.2237-1451.2025v9n18.71362. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/71362. Acesso em: 12 nov. 2025.

Edição

Seção

Artigos