Raça e Gênero nas Ações de Extensão Universitária em uma Escola Pública na Amazônia

Autores

  • Lana Claudia Macedo Silva UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
  • João Luiz da Silva Lopes Universidade do Estado do Pará.

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-1451.2025v9n18.71483

Resumo

O debate acerca das relações raciais e de gênero possui reconhecida importância para o exercício da cidadania e busca da equidade. A promoção dessa discussão no espaço escolar constitui a base para a formação social igualitária de meninas e meninos. A proposta em tela objetiva promover a reflexão, conscientização e prevenção à violência contra a mulher e o racismo, numa perspectiva crítica e reflexiva, a partir de um projeto de extensão da UEPA, realizado em 2023 com cinquenta (50) estudantes da Escola Parque Bolonha, área periférica de Belém, capital paraense. A produção de conhecimento acerca do tema é incipiente e pouco difundida, uma vez que a escola, enquanto instituição do Estado, muitas vezes naturaliza, reproduz os interesses, ideologias e valores das esferas de poder. Como procedimento metodológico, adotou-se oficinas e dinâmicas pedagógicas a partir de diferentes recursos de linguagem como o desenho, a colagem, a fotografia, jogo da memória, o hip-hop e a exibição de vídeos/documentários. A prática extensionista foi realizada em quatro encontros. Considera-se que os/as jovens estudantes se mostraram atenciosos e interessados na temática, que, não obstante o fato de parecerem cotidianas, carecem de debates qualificados para evitar a distorção e manipulação de conceitos científicos, prática usual na contemporaneidade. Para finalizar, conclui-se que promover espaços de educação, reflexão e criticidade às meninas e meninos em idade escolar é essencial para construção de caminhos e diálogos entre os gêneros e etnias, enquanto possibilidades de superação do machismo, do racismo, da violência, do silenciamento e da marginalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lana Claudia Macedo Silva, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

Doutora em Sociologia pelo PPGCS/UFPA. Professora Adjunta II do Departamento de Filosofia e Ciências Sociais/ DFCS da Universidade do Estado do Pará/UEPA. Vice Líder do Grupo de Pesquisa Gênero, Sexualidade, Educação e Gerações/GENSEG/UEPA. Atualmente é Diretora de Ensino da UEPA.

João Luiz da Silva Lopes, Universidade do Estado do Pará.

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (1997), Especialista em Produção Familiar Rural e Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará/Museu Paraense Emílio Goeldi, mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Pará (2006) e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFPA. Coordenou o Curso Técnico em Meio Ambiente da Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental-Escola Bosque Prof. Eidorfe Moreira de 2007 a junho de 2011. Atua como professor efetivo na Rede Municipal de Ensino de Belém; na UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ na Graduação e participa como Professor no Curso de Especialização em Pesquisa Educacional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: trajetória, reprodução social, meio ambiente, território, participação, ação pública, mobilização, democracia, identidade e trabalho.

Downloads

Publicado

30.06.2025

Como Citar

SILVA, Lana Claudia Macedo; DA SILVA LOPES, João Luiz. Raça e Gênero nas Ações de Extensão Universitária em uma Escola Pública na Amazônia. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 39–52, 2025. DOI: 10.22478/ufpb.2237-1451.2025v9n18.71483. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/71483. Acesso em: 12 nov. 2025.

Edição

Seção

Artigos