Foco e Escopo

A Revista Brasileira de Políticas Públicas e Internacionais (RPPI) é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional, criado em 2016 e com base na Universidade Federal da Paraíba.

O principal objetivo da RPPI é ser um veículo inédito de divulgação de pesquisas que abordam temas de Gestão Pública e Políticas Públicas sob dois níveis: o doméstico e o internacional. Aí se inserem investigações sobre avaliação de políticas públicas, ferramentas de gestão governamental, políticas de cooperação internacional e políticas criadas e executadas por organismos regionais e internacionais. Reflexões teóricas e conceituais sobre estas temáticas são aceitas, desde que demonstrem originalidade e fundamentação. Buscamos contribuir para a ampliação do debate de tais temáticas em suas distintas abordagens epistemológica e metodológica, com igual tratamento a abordagens qualitativas ou quantitativas.

A RPPI publica artigos, notas de pesquisa e resenhas que abordam os mais variados temas da multidisciplinar área de estudo das Políticas Públicas, Gestão Pública e Cooperação Internacional.

O artigo não pode ter sido publicado em outros periódicos anteriormente nem ter sido encaminhado para publicação simultaneamente para outro periódico.

Os manuscritos poderão ser encaminhados em português, inglês ou espanhol.

Uma vez o artigo seja aceito para publicação, será solicitado ao(s) autor(es/as) o envio da versão final do artigo aceito traduzido para o inglês ou espanhol, ficando a critério dos/as autores(as) a escolha do idioma. Estes ficam responsáveis pela adequação da versão no segundo idioma às normas de publicação segundo as Diretrizes para Autores. 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os manuscritos receberão uma pré-análise dos editores e corpo editorial para exame de conformidade com o escopo da revista. Uma vez passada esta etapa, as submissões à Revista Brasileira de Políticas Públicas e Internacionais serão avaliadas por especialistas externos (por pares) em um processo de revisão anônima. Os artigos originais e notas de pesquisa serão avaliados por dois pareceristas, enquanto as resenhas passam pela análise tão somente dos editores e/ou corpo editorial

Os pareceristas indicarão uma das quatro decisões possíveis abaixo:

  • Aceitação para publicação;
  • Aceito com correções obrigatórias;
  • Submeter para nova rodada;
  • Submeter para outra revista;
  • Rejeição.

Após a aceitação, entraremos em contato com o(a) autor(a) para garantir que o manuscrito esteja dentro do padrão de publicação da revista. Pequenas revisões podem ser solicitadas nesta etapa.

Periodicidade

Semestral e números especiais.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Política de Taxas para Processamento de Artigos

Este periódico não cobra taxas por envio de artigos e nem para processamento dos mesmos.

 

Histórico do periódico

Revista Brasileira de Políticas Públicas e Internacionais - RPPI é um periódico vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).