Política Ambiental como Antiprioridade

Uma Análise Política dos Gastos Ambientais no Estado do Paraná

Autores

  • Jessica Eloísa de Oliveira Universidade de Brasília
  • Benilson Borinelli Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2020v5n2.52916

Palavras-chave:

política ambiental, gasto ambiental, fatores políticos, meio ambiente

Resumo

Neste trabalho analisamos a influência de fatores políticos na alocação dos gastos em meio ambiente no ciclo orçamentário do estado do Paraná no período de 2003 a 2014. Realizamos uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório-descritivo a partir das categorias que Russel e Benson (2014) utilizam para analisar o orçamento verde:  partidarismo, ideologia e preferências do público. Os dados foram coletados em documentos oficiais e entrevistas com atores que participaram do ciclo orçamentário do gasto ambiental no estado. Os achados mostram que a configuração dos fatores políticos analisados tendem a influenciar negativamente no processo de alocação de recursos para a área ambiental, dado que o predomínio de partidos e ideologias desenvolvimentistas, a pouca importância dada pelo eleitorado à pauta ambiental, bem como a expressiva representação do setor agrícola na economia e na política do estado, com sua influência no processo eleitoral, apontam para a baixa prioridade, e até mesmo uma antiprioridade, da área ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jessica Eloísa de Oliveira, Universidade de Brasília

Doutoranda do PPGA da Universidade de Brasília (UnB), linha de pesquisa Administração Pública e Políticas Públicas (APPP). Mestra em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina (PPGA-UEL), área de concentração Gestão e Sustentabilidade, linha de pesquisa Política e Gestão Socioambiental. Graduada em Administração pela Universidade Estadual de Londrina.Tem experiência na área de Administração. Principais temas de interesses: Política e Planejamento Governamentais; Política Ambiental; Gestão Ambiental; Gastos Públicos; Economia Social; Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade.

Benilson Borinelli, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Política Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: política ambiental, economia solidária, responsabilidade social, instituições e meio ambiente.

Publicado

2020-08-06