O engajamento social na criação das novíssimas universidades brasileiras como oportunidade de interconexão local com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2021v6n2.57092Palavras-chave:
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, novíssimas universidades federais, estratégias de desenvolvimentoResumo
O objetivo destas Notas de Pesquisa é apresentar uma proposta de investigação científica que tem como cerne analisar as interconexões de agendas e premissas que permeiam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a criação das novíssimas universidades federais brasileiras, compreendidas ambas como estratégias de desenvolvimento. Para tanto, apoiar-se-á na abordagem qualitativa para triangular dados secundários constantes de bibliografia especializada e documentos de órgãos oficiais do Brasil e de agências internacionais para o desenvolvimento. Espera-se, ao final, que sejam estabelecidas as convergências entre as ações nacionais e as agendas internacionais de desenvolvimento regional e sustentável, com foco no desenho institucional das novíssimas universidades federais do Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ives Romero Tavares do Nascimento, Maria Elisa Huber Pessina
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).