Crise pandêmica e a institucionalização do Sistema Único de Assistência Social na Região Metropolitana de Porto Alegre

Autores

  • Luciana Pazini Papi Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Gianna Vargas Reis Salgado Dias Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Gislaine Thompson dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2021v6n3.60427

Palavras-chave:

assistência social; mudança institucional; pandemia de COVID-19; implementação de políticas públicas.

Resumo

A Assistência Social (AS) foi considerada fundamental para a mitigação dos efeitos da pandemia de COVID-19. Este artigo questiona se o processo de institucionalização do Sistema Único de Assistência Social na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) pode ser afetado pela conjuntura da crise pandêmica. Mobilizando a literatura de mudança institucional, buscamos entender como a política pública tem sido implementada no contexto, se houve alterações significativas nas estruturas de AS, sobretudo nas condições de trabalho dos servidores de linha de frente. Foi aplicado um questionário on-line em trabalhadores atuantes na AS dos municípios da RMPA entre maio e junho de 2020 e analisadas 53 respostas de 22 dos 35 municípios. Achados da pesquisa revelam que a situação de crise não alterou imediatamente as estruturas de AS municipais estudadas, por outro lado, deixou mais evidente as precariedades já enfrentadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Pazini Papi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora adjunta do departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas. Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com doutorado sanduíche PDSE-CAPES na Universidade Torcuato Di Tella. É bacharel em Ciências Sociais e mestre em Ciência Política pela UFRGS. Atualmente é Pesquisadora Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Gestão Municipal - NUPEGEM e pesquisadora do Núcleo de pesquisa em Desenvolvimento, instituições e Políticas públicas - NEDIPP. Dedica-se às temáticas de Análise de Políticas Públicas, Federalismo e Município, Planejamento, Políticas de Proteção Social e Assistência Social.

Gianna Vargas Reis Salgado Dias, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestra em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é pesquisadora integrante do Núcleo de Pesquisa em Gestão Municipal - NUPEGEM. Possui graduação em Políticas Públicas pela mesma universidade.

Gislaine Thompson dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Aluna de graduação em Políticas Públicas na UFRGS. Servidora Técnico-Administrativa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na Divisão de Promoção da Saúde do Departamento de Atenção à Saúde (PROGESP)

Arquivos adicionais

Publicado

2022-04-26