A UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (UNIPAMPA) E A SOCIEDADE LOCAL

Autores

  • Liliane Lencina dos Santos Unipampa
  • Bussmann Conselho Administrativo de Defesa Econômica, CADE, Brasil
  • Gomes Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2022v7n1.61356

Palavras-chave:

Unipampa; Perfil dos alunos; Formandos (2017-2019); Cidades-campi.

Resumo

Este artigo analisa o perfil dos alunos formados pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) de 2017 a 2019. Visa verificar o quantitativo de discentes formados pela universidade que nasceram nas cidades-campi. O Objetivo deste trabalho visa analisar os alunos formados em 2017, 2018 e 2019 nascidos nas cidades onde a Unipampa possui campus, no sentido de observar a relevância da instituição no processo de formação dessa sociedade. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, bibliográfica, documental e descritiva. A amostra foi formada a partir de documentos oficiais da Unipampa. A análise dos resultados é realizada por meio da análise de conteúdo e do método comparado. O texto está dividido em: introdução, metodologia, desenvolvimento e considerações finais. Este estudo observou os impactos da Unipampa nas cidades de sua abrangência, no que tange ao quantitativo de formados, foi analisanda a evolução dos indicadores ao longo de três anos consecutivos, com um olhar especial para os formados nascidos em tais municípios.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bussmann, Conselho Administrativo de Defesa Econômica, CADE, Brasil

Atua no Departamento de Estudos Econômicos no Conselho Administrativo de Defesa Econômica. Sua formação é composta por graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014) e doutorado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2017). É professora do magistério superior vinculada à Universidade Federal do Pampa . Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos, em modelos de Macroeconomia e Microeconomia Aplicada.

Gomes, Universidade Federal do Pampa

Professora Associada da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Santana do Livramento, Bacharelado em Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1984). Mestrado(1998) e Doutorado (2011) em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi coordenadora do Curso de Ciências Sociais-Ciência Política no período 2013-2014, e coordenadora pro tempore em novembro e dezembro de 2015. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas PPGPP - Mestrado Profissional no período de 2017/04 a 2018/08, onde atua como docente permanente.

Publicado

2022-08-16