Poder local e gestão pública em um pequeno município paraibano
Entrevista com Márcia Lucena
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2021v6n3.61467Palavras-chave:
Entrevista, Márcia Lucena, Prefeita, Conde, Poder Local, Gestão PúblicaResumo
Márcia Lucena é professora e foi prefeita de Conde/PB na gestão de 2016 a 2020. Ela se notabilizou e ganhou projeção por suas ações inovadoras e participativas à frente da prefeitura. Conde está situado na região metropolitana de João Pessoa/PB e tem em seu território quilombos, tribos indígenas, um pequeno núcleo urbano e uma faixa litorânea com belas praias e grande interesse imobiliário. Conde é um retrato do Brasil em que convivem o passado e o futuro, o arcaico e o moderno, ora como disputa, ora como mutualismo. A entrevista foi realizada ao longo do primeiro semestre de 2021 e apresenta elementos para compreender o desafio de propor um governo inovador e participativo em um pequeno município, e sobre como lidar com aspectos da continuidade do passado. As respostas de Márcia Lucena demonstram a profundidade das relações patrimonialistas no poder local e como trazem desafios para a gestão pública. Enfrentar esses temas pode ser um campo de análise para a discussão do Estado e da política pública integrados à realidade brasileira.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Anderson Rafael Nascimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).